quinta-feira, 11 de julho de 2013

2º Encontro Literário do Lago Norte(DF)




https://www.facebook.com/photo.php?fbid=560078730697403&set=a.206792919359321.48216.100000858428572&type=1&theater

XIII Festival de Inverno Paranapiacaba com Ana Cañas e Arnaldo Antunes

Mestres do Renascimento no CCBB

Verão na Casa em Macapá

Roda de Capoeira Angola com Irmãos Guerreiros

XII Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas(MG)




De 11 a 14 de julho, acontece o 12º Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas, cujo tema é "Cerrado: Caminhos das Águas".
A programação cultural contará com a participação dos povos e comunidades tradicionais do sertão norte-mineiro com suas violas, danças de roda, catiras, folias de Reis e, também apresentações artísticas, rodas de prosa e Feira dos Povos com mostra de artesanato, produtos da agricultura familiar e extrativista.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=396563303782273&set=a.286760238095914.58260.286725714766033&type=1&theater

quarta-feira, 10 de julho de 2013

5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena


 A 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena tem como objetivo aprovar diretrizes para as ações de saúde executadas nas aldeias, por parte dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Além disso, a conferência é um espaço para debates sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas.
...
As conferências de saúde são espaços amplos e democráticos de discussão, avaliação e proposição de novas políticas de saúde.

A 5ª CNSI tem início em abril, com etapas locais. Posteriormente, serão feitas 34 conferências na etapa distrital em preparação para a etapa nacional, programada para o período de 26 a 30 de novembro de 2013, em Brasília.

Neste período, conselheiros de todo o país discutirão o tema central “Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e SUS: Direito, Acesso, Diversidade e Atenção Diferenciada”, e os quatro eixos temáticos da conferência.

A 5ª CNSI é uma realização do Ministério da Saúde, através da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) em conjunto com o Conselho Nacional de Saúde (CNS).

http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/area/413/5a-conferencia-nacional-de-saude-indigena.html

UMBIGADA: 4º Encontro"No Terreiro do Tambu"



 No dia 13 de Julho de 2013 os antigos batuqueiros e batuqueiras voltam para manifestar o tradicional “Tambú” (tantas vezes reconhecido com o nome “umbigada”) – na Associação Beneficente Cultural Tamoyo. Nos últimos encontros estiveram reunidos diversos representantes da “velha guarda” que eram ainda crianças quando o Tambú soava na cidade no final dos anos 60.
O projeto “No Terreiro do Tambú”- realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, via Programa de Ação Cultural 2012 – tem realizado encontros quinzenais no intuito de promover a continuidade do Batuque de Umbigada em Rio Claro. Já aconteceram três encontros nos dias 25/05, 08/06 e 22/06 (especial dia de aniversário da cidade) - além de outros em outras cidades.
A próxima atividade acontece no Sábado, dia 13 de Julho, das 18h00 às 22h00, como uma das formas de se fortalecer as políticas de Patrimônio Imaterial – um dos assuntos debatidos ao longo do mesmo dia 13 durante a 2ª Conferência Municipal de Política Cultural de Rio Claro. O endereço da Associação Beneficente Cultural Tamoyo é: Rua 13, nº 11 – Bairro do Estádio. Os encontros são gratuitos e abertos a todos os interessados.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3024-0054 ou pelo endereço eletrônico cruzeirodosulcultura@yahoo.com.br. O acompanhamento das atividades pode ser feito pelo Facebook através do grupo “No Terreiro do Tambú”, e agora também com o recém criado Blog do Projeto: http://noterreirodotambu.blogspot.com.br/

Concentração dos Movimentos Populares em Brasília

Medita Ação Revolucionária - VEM PRÁ RUA MEDITAR




10/7, a partir das 18h30 em frente ao Congresso Nacional, na parte elevada, próximo à rua das bandeiras
  • Manifestação meditativa! Uma reflexão silenciosa e coletiva para inspirar decisões conscientes e coerentes com o bem público. VEM PRÁ RUA MEDITAR!
    Silêncio público na forma de meditação, prece, oração, a favor da consciência coletiva!

    Eixos centrais:
    - GESTÃO PÚBLICA COLABORATIVA
    - CULTURA DE PAZ
    - PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA
    - RECONEXÃO COMUNITÁRIA
    - CURA PLANETÁRIA
    - SENTIDO DE PERTENCIMENTO

    Te esperamos com alegria... VEM CONOSCO, vamos meditar a PAZ!!!

    Traga sua almofada ou tapetinho de meditação se quiser, e compartilhe a o poder de transformação do silêncio interior!

     
  • Manifestação pela Cultura Sempre Viva

    MIS comemora Dia Internacional do Rock com o especial It´s Only Rock and Roll

    Em comemoração ao Dia Internacional do Rock, celebrado em 13 de julho, O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza o especial It´s Only Rock and Roll. 

Durante três dias, o Museu voltará sua programação ao gênero musical que surgiu nos anos 50 e ainda hoje faz sucesso em todo o mundo. O evento inclui três atividades: o I Festival de Bandas Cover; a Feira de Discos; e o Cinematographo Especial com o filme Fantasia, da Disney.

Saiba mais: http://secsp.me/13Mj1Kd
    Em comemoração ao Dia Internacional do Rock, celebrado em 13 de julho, O MIS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, realiza o especial It´s Only Rock and Roll.

    Durante três dias, o Museu voltará sua programação ao gênero musical que surgiu nos anos 50 e ainda hoje faz sucesso em todo o mundo. O evento inclui três atividades: o I Festival de Bandas Cover; a Feira de Discos; e o Cinematographo Especial com o filme Fantasia, da Disney.

    Saiba mais: http://secsp.me/13Mj1Kd

    Cine Cultura tem filmes em cartaz em Goiânia: Elena e Crazy Horse

    O Palhaço no 1/2 da Rua


    Nossa próxima ação pelo projeto MANUTENÇÃO CIRCO DO MATO EM AÇÃO, será uma curta temporada do espetáculo "O Palhaço no 1/2 da Rua". É livre para todas as idades, e por isso, um pouco mais cedo que as ações anteriores. Venham se divertir!

    I Encontrinho da Colmeia em Araranguá




    Saiba da nossa programação em http://net.coolmeia.org/photos/thumbnail/5722/master/

    Solar das Lagartixas: Rua Sergipe, 339 - Jardim das Avenidas (refeições coletivas + organização da hospedagem coletiva + QG + sarau com fogueira do sábado)
    Galpão Cultural - Rua Turvo, 315 - Urussanguinha (onde acontecerão os eventos, desconferências e open spaces)
    Fazenda Bom Encontro (sairemos juntos do Solar das Lagartixas às 8:30 da sexta)

    ‎Deslocamento Brasília‬




    DeslocamentoBrasília‬ abre amanhã, a partir das 19h na Casa da Cultura da América Latina da UnB, confira: http://www.casadacultura.unb.br/?page_id=10417


    1º Grande Ato Contra o Monopólio na Mídia em SP



    QUEM SÃO OS DONOS DA MÍDIA?
    concentração: Pça Gal Gentil Falcão, ao lado da estação Berrini de trem


    POR QUE UM ATO NA FRENTE DA GLOBO?
    ...
    MONOPÓLIO
    O cenário na televisão brasileira é de quase monopólio. Na TV aberta, a Globo controla 73% das verbas publicitárias, embora tenha 43% da audiência. A Globosat participa de 38 canais de TV por assinatura e tem poder de veto na definição dos canais da NET e da SKY, que juntas controlam 80% do mercado. No Rio de Janeiro, o grupo controla os principais jornais, TVs e rádios, situação que seria proibida nos Estados Unidos e em vários países da Europa, onde há regulação democrática da mídia.
    #OcupeaMidia

    PROMISCUIDADE POLÍTICA
    Várias das afiliadas da Globo pelo Brasil são controladas por políticos de direita envolvidos em inúmeros escândalos. A família Sarney controla a TV Mirante (GLOBO) no Maranhão e Fernando Collor controla a Gazeta (GLOBO) em Alagoas. A Globo construiu seu império a partir da relação promíscua com o regime militar, que lhe garantiu o acesso a toda a estrutura da Telebrás e a expansão nacional do seu sinal.
    #GloboSemBigode
    #GloboSemCollor

    CORRUPÇÃO
    A corrupção é marca da Globo desde a fundação. Seu crescimento na década de 60 se deu a partir de um acordo técnico ilegal com o grupo Time-Life, que mereceu uma CPI, mas foi abafado. Recentemente, veio à tona uma operação fraudulenta da empresa para sonegar impostos na compra dos direitos de exibição da Copa do Mundo de 2002. Além disso, a empresa vende espaços editoriais para divulgação de filmes e artistas, numa verdadeira grilagem eletrônica que a faz absorver recursos incentivados do cinema nacional.

    MANIPULAÇÃO
    A emissora opera como um partido político, direcionando o noticiário jornalístico a partir de suas opiniões conservadoras (seu ‘programa político’) e buscando definir a agenda pública a partir de entrevistados que têm visões alinhadas. A mudança na abordagem dos protestos simboliza bem a transição entre a deslegitimação e a tentativa de cooptação a partir de sua própria pauta. Momentos grosseiros de manipulação, como o das diretas já ou a eleição de Collor, ainda existem, mas perdem espaço para uma manipulação mais sutil, sofisticada e cotidiana.

    https://www.facebook.com/events/543580692367952/

    Manifestação de Diálogos no MASP

    Represente-se!

https://www.facebook.com/events/473010602792159/

Sexta! Leve uma canga e uma vela com você! E bora conversar!

Arte: @[538071553:2048:Vitor Massao Guarani Kaiowá]

    Represente-se!

    https://www.facebook.com/events/473010602792159/

    Sexta! Leve uma canga e uma vela com você! E bora conversar!

    Exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou

    DSC_5503.JPG 
      
    O Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil elaborou um leque de atividades para a exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou. 
     
    Visitas teatralizadas, contação de histórias, laboratório de ações criativas, musicando e pequenas mãos são alguns destaques da programação para público de todas as idades.
     
    De terça a domingo, de 13h ‘as 17h, são oferecidas visitas mediadas para crianças maiores de cinco anos, jovens e adultos. As visitas teatralizadas acontecem terças e sextas às 13h
     
    O Educativo montou também uma estação sensorial onde o visitante terá oportunidade de trabalhar outros estímulos sensoriais que vão além da visão. 
     
    Todas as atividades são gratuitas.  É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas.  O CCBB Educativo funciona no primeiro andar do prédio.
     
    Veja aí a Programação:

    MAM-BA apresenta exposições que estabelecem diálogos com a cidade

    Imagem inline 1
    Almandrade - escultura - "sente-se"  - (cadeira com elástico)

    MAM-BA apresenta exposições que estabelecem diálogos com a cidade

    reúnem obras de artistas como
    Sante Scaldaferri, Almandrade, e Tarsila do Amaral
    O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abre na quinta-feira, 20, duas novas exposições, que estabelecem um diálogo entre a história e o contexto atual da Bahia: enquanto Esquizópolis se debruça sobre a dupla centralidade das cidades e como isto recai sobre os vários aspectos culturais, Tupy Todos os Dias retorna às propostas artísticas de Juarez Paraíso, tecendo ambiência, urbanidade, arte e cultura popular em um tecido que busca endereçar a relação entre arte e cotidiano.
    Tupy Todos os Dias será a segunda exposição a integrar o projeto A Sala do Diretor – que possibilita ao público e à comunidade artística utilizar do espaço de trabalho da direção, como mais um território para a pesquisa e diferentes formas de ocupação artística – e conta com trabalhos de diferentes gerações de artistas, que dialogam com a aproximação entre a arte e o ambiente, natural ou mental, de cada um. Sante Scaldaferri e Almandrade são apenas alguns entre os dez selecionados para este recorte – e que figurarão ao lado da pintura “O Touro – Boi na floresta”, da modernista Tarsila do Amaral, parte do acervo do museu, que volta a ser exibida no MAM-BA.
    Esquizópolis, por sua vez, reúne os premiados dos Salões de Artes Visuais da Bahia de 2012, combinando suas obras a um recorte do acervo do MAM-BA que possui, como proposta curatorial, o empreendimento de uma análise crítica sobre o processo de desenvolvimento urbano e humano das cidades, compondo um diálogo com outros espaços, colocando o museu à disposição do público fora do Solar do Unhão. A exposição é resultado da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
    Atualmente, o MAM-BA está trabalhando de acordo com uma proposta de externalização de projetos, possibilitando a realização de eventos ligados ao museu em espaços externos a ele. Neste sentido, parte da exposição Esquizópolis acontecerá no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra.
    A mostra segue em cartaz até 1º de setembro. No MAM-BA, a visitação acontece de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Já no Museu Náutico, a exposição pode ser vista de terça a domingo, de 8h30 às 19 horas; e durante o mês de julho, a visitação pode ser feita todos os dias da semana.

    Serviço:

    Mostra Esquizópolis
    Visitação no MAM-BA: de 21 de junho a 1º de setembro, terça a sexta, das 13 às 19 horas; sábado, domingo e feriados, 14 às 19 horas.
    Visitação no Museu Náutico: 21 de junho a 1º de setembro, terça a domingo, das 8h30 às 19 horas; durante o mês de julho, a visitação pode ser feita durante todos os dias da semana.
    Onde: Galeria 3 e Capela | MAM-BA; Museu Náutico da Bahia | Farol da Barra

    Mostra Tupy Todos os Dias
    Abertura: 20 de junho, às 19h
    Visitação: de 21 de junho a 30 de agosto, terça a sexta, das 14h às 18h
    Onde: Sala do Diretor | MAM-BA

    Luiz Eduardo Domingues resgata as origens do piano popular brasileiro em seu primeiro CD

    Luiz Eduardo Domingues resgata as origens do piano popular brasileiro em seu primeiro CD, com lançamento 12 de julho na Tijuca
     
    Pianista promove um passeio pela vida musical do Rio Antigo, reunindo no CD “Os Pianeiros” expoentes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Antônio Callado, dentre outros
     
    Foram chamados de “pianeiros” os primeiros pianistas populares do Brasil, que atuaram especialmente nos fins do século XIX e início do século XX. Neste leque de grandes músicos da época, alguns nomes praticamente inauguraram o jeito brasileiro de tocar piano, registrado em obras de conhecidos, como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, como também pelas peças de J.J.Barata, Misael Domingues e Joaquim Antônio Callado, dentre outros.  Através de um trabalho de pesquisa meticuloso, o pianista Luiz Eduardo Domingues reuniu no seu primeiro CD ,“Os Pianeiros” (A Casa Discos), peças raras desse período da história da música brasileira, com a produção do compositor e produtor Sergio Roberto de Oliveira - indicado ao Grammy Latino em música clássica nos dois últimos anos -, a ser lançado no dia 12 de julho, sexta-feira, às 19:30h, no Centro de Referência da Música Carioca, na Tijuca.
    O disco, uma homenagem a Ernesto Nazareth neste ano em que comemoramos os 150 anos do seu nascimento, traz, de quebra, oito de suas composições. Autor de uma obra tanto bela quanto original e predominantemente pianística que soma 214 composições entre tangos, valsas, polcas, sambas e muitos outros, o músico carioca é lembrado nos sambas “Arrojado” (1921) e “Comigo é na madeira” (1929), na valsa-lenta “Turbilhão de beijos” (1911), na valsa-capricho “Elegantíssima” (1926) e nos tangos “Maly” (1920), “Batuque” (iniciado em 1901 e publicado em 1913) e “Tango-Habanera” (de 1929, no ano seguinte foi transformado no samba carnavalesco “Crises em penca!”, com letra do próprio autor).
    Outro nome de destaque da época, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, nascida no Rio de Janeiro em 1847, surge aqui em quatro peças magistralmente interpretadas por Luiz Eduardo: a polca “Atrahente” (1877), “Maxixe de Carrapatoso e Zé Povinho” (1896), a valsa sentimental “Plangente” (1877) e o tango brasileiro “Gaúcho” (1895). Pianeira típica e frequentadora da vida boêmia carioca, Chiquinha Gonzaga escreveu obras para piano e música para o teatro de revista e fez parte de grupos que se exibiam em confeitarias e casas de chá da cidade, falecendo em 1935.
    Amigo e incentivador de Chiquinha Gonzaga, o compositor e flautista Joaquim Callado, considerado um dos pais do choro, ganha belíssimas releituras do pianista através de suas polcas “Como é bom” (1875) e “A flor amorosa” (de 1880, a peça foi colocada à venda 11 dias após a sua morte). O flautista frequententemente se apresentava acompanhado de um conjunto instrumental formado por dois violões e um cavaquinho, que ficou conhecido na época como “O choro do Callado”.
    Outros dois expoentes que escreveram obras para o piano popular brasileiro da época ganham registro na seleção de “Os Pianeiros”. Com uma obra que abrange quadrilhas, polcas, valsas e outros gêneros de salão, o alagoano Misael Domingues, nascido em 1857, é lembrado aqui por sua polca “Brazileira”, escrita entre 1878 e 1885. O músico, que morreu em Recife em 1932. foi também pintor, engenheiro civil e professor de matemática. Já J.J.Barata, cujas obras encontradas no acervo da Biblioteca Nacional datam das décadas de 1880 e 1890, é representado pela polca “Eu sou bahianinha”.
      
    Luiz Eduardo Domingues
     
    Carioca, nascido a 11 de julho de 1966, iniciou seus estudos de piano aos 11 anos de idade. Teve como principais orientadores Esther Nisembaum, Miguel Scebba, Sílvio Merhy e Myrian Dauelsberg. Também contribuíram decisivamente para sua formação os professores Esther Naiberger, Salomea Gandelman e Homero Magalhães.
    Possui os títulos de Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.
    É, desde 1994, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, onde leciona as disciplinas Piano e Harmonia. Tem pesquisas desenvolvidas sobre a obra para piano de C. Guerra-Peixe e M. Camargo Guarnieri.
    Foi premiado em vários concursos de piano nacionais. Apresentou-se com as Orquestras Sinfônica de Porto Alegre – OSPA e Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP. Vem atuando regularmente como pianista solista e camerista. Entre seus trabalhos mais significativos como camerista estão o Duo Passuni-Domingues, com o violinista Daniel Passuni (OSB) e o Duo Selene com a pianista Lúcia Barrenechea (UNIRIO).
     
     
    SERVIÇO:
     
    12/07 - Recital e lançamento do CD "Os Pianeiros”, por Luiz Eduardo Domingues
    Centro de Referência da Música Carioca
    Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 - Tijuca –RJ
    Horário: 19:30h
    Ingresso: R$10 reais (inteira), R$5 (meia)
    Informações: 21-3238-3880

    Festa Julina do Urucungos 2013



    Junte seus cumpadis e suas cumadis, família, amigos, companheiro (a) ou tico-tico no fubá, seu cachorro, gato e até mesmo seu papagaio e venham se aquecer na Festa Julina do Urucungos, Puítas e Quijengues. Vai ter vinho quente, quentão e a santa cervejinha gelada do Bar Mané da Hora... Os sagrados quitutes e barraca de brincadeiras pra molecada!!

    Óia bem as atrações que vão se aquecer com a gente, sô!

    - 18h: Brincadeira e Auto do Bumba-Boi com o Manifesta Maranhense
    -19h: Jongo Dito Ribeiro
    - 20h: Maracatucá
    - 21h: "A Chegada de Lampião no Inferno" com núcleo A Mala dos Mamulengos
    - 22h: Sanfoneiro Baiá

    Estamos esperando ocêis pra subir o balão!


    A partir das 17:00

    Sede do Grupo Urucungos (Rua Doutor Arnaldo de Carvalho, nº 153, Bonfim - Campinas/SP