sábado, 15 de novembro de 2014

IV Encontro de Folias Religiosas do Amapá




Todos convidados para o IV Encontro de Folias no Distrito do Carvão, com uma consulta pública do Ministério da Cultura sobre a revisão do Plano Setorial para as Culturas Populares, será realizado um seminário em parceria com o IPHAN e UNIFAP com o tema Patrimônio cultural e politicas públicas para as culturas populares, o I Encontro de Rezadores de Ladainhas e I Encontro Internacional de Culturas Populares aguardamos todos!!!


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=824578060933878&set=a.148514658540225.29362.100001450757905&type=1&theater

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

FLIPORTO 2014



O pai dos queridos personagens João Grilo e Chicó, Ariano Suassuna, será um dos homenageados na 10ª Festa Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto. Com o tema 'Literatura é coisa de cinema', a festa chega à cidade de Olinda a partir de hoje(13) e promete unir a cultura e a história da cidade ao encanto dos livros e escritores internacionais. Confira a programação e conheça algumas curiosidades sobre o Mosteiro de São Bento, local onde será realizado o encontro:
http://bit.ly/1zkIx5K

terça-feira, 11 de novembro de 2014

9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos aborda os 50 anos do golpe militar

Dezenas de filmes da África, da América do Sul e da Ásia compõem 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos (9MCDH), que estreia em Brasília no próximo dia 3, no Cine Brasília, a partir das 18h, e passará por todos os estados do país. Com entrada franca, a mostra é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).
 
O evento subdivide-se em três: a mostra competitiva, a seção "Memória e Verdade" e o projeto "Inventar com Diferença".
 
A mostra competitiva reúne 24 filmes da Ásia e da África, além de obras da América do Sul. O objetivo dos organizadores é ampliar o diálogo entre países do Hemisfério Sul pela ótica dos Direitos Humanos. 
 
A seção "Memória e Verdade" tem como tema os 50 anos do golpe militar e sua repercussão nos dias de hoje. A cineasta Lúcia Murat é a homenageada desta edição, que exibe em sua abertura o filme "Que Bom te Ver Viva" (1989), segundo trabalho da diretora e o primeiro dela realizado após o fim da ditadura. Outros três obras da cineasta também integram a programação: "Doces Poderes" (1996), "Brava Gente Brasileira" (2000) e "Uma Longa Viagem" (2011).
 
O projeto "Inventar com Diferença" apresenta sete filmes realizados por crianças de escolas públicas de todo o Brasil. Cerca de 5400 professores receberam formação audiovisual com quatro estudantes de graduação de cinema para desenvolver com seus alunos trabalhos audiovisuais com a temática: cinema, educação e direitos humanos.
 
O diferencial da mostra é o projeto "Democratizando", que abre inscrições para qualquer coletivo, como Pontos de Cultura, cineclubes, escolas e outros estabelecimentos em condições de realizar exibições cinematográficas. Essas instituições podem receber, pelo correio, kit com a programação completa da 9ª MCDH.
 
Para participar, os responsáveis por essas instituições devem preencher um cadastro no site oficial da Mostra. Cada inscrito receberá um kit com seis filmes: "A Vizinhança do Tigre", de Affonso Uchoa; "Rio Cigano", de Julia Zakia; "Sophia", de Kennel Rógis; "Cabra Marcado para Morrer", de Eduardo Coutinho; "Que Bom Te Ver Viva", de Lúcia Murat e "Pelas Janelas", de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos. 
 
A programação da 9MCDH segue de 26 a 30 de novembro no CCBB de Brasília e em mais 26 capitais.
 

Show de Naná Vasconcelos abre V Semana da Consciência Negra na UFRR


A Universidade Federal de Roraima promove de 17 a 21 de novembro a V Semana da Consciência Negra e Patrimônio e o VI Festival de Capoeira. Haverá oficinas, exposições fotográficas e mostras audiovisuais, entre outras atividades.
A abertura da programação será feita com um show do percussionista Naná Vasconcelos, que se apresentará no Centro Amazônico de Fronteira, campus Paricarana.
O show terá entrada franca e começa às 19h do dia 17. Naná vai apresentar seu show solo, o Bater do Coração, com o qual já circulou em turnê pela Europa, Estados Unidos e Japão.
ATIVIDADES – As inscrições para as oficinas de alfaia, capoeira, máscaras africanas em cerâmica, trança nagô, miçanga, ervas medicinais, flores em tecido e lindô já pode ser feitas enviando e-mail para cultura@ufrr.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou ligando para 3621 3166. Além das oficinas, que serão das 18h30 às 20h, a programação conta com palestras, apresentações culturais, exibição de documentários e filmes, barracas de comidas típicas e artesanato.
O VI Festival de Capoeira terá a presença de três importantes figuras da arte-luta brasileira: mestre Cobra Mansa, quem estará pela primeira vez na cidade, realizará oficinas e exibirá seu documentário “Jogo de corpo: capoeira e ancestralidade”; mestre Capixaba, com a bagagem de mais de 40 anos dedicados à capoeira regional; e mestre Dunga, que participa mais uma vez da programação.
Veja detalhes na imagem: 

HISTÓRICO - Em novembro de 2010, a Universidade Federal de Roraima iniciou as celebrações da Consciência Negra. No ano seguinte, o evento uniu-se ao Festival de Capoeira e passou a ser comemorado na semana do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Com isso, ganhou força, recebeu novos parceiros, como o Iphan e a Prefeitura de Boa Vista, e passou a englobar diversas áreas do patrimônio. 
 
 
 

UFPA realiza programação pelo Dia da Consciência Negra

Consciência Negra Belém UFPA (Foto: Divulgação)

UFPA realiza programação pelo Dia da Consciência Negra: O Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, terá uma programação especial em Belém neste mês, promovida pela Casa Brasil-África da Universidade Federal do Pará (UFPA). A finalidade das atividades, que serão realizadas de 11 a 13 de novembro, é ressaltar as conquistas dos negros no país e contribuir para a construção de uma sociedade igualitária.

Saiba mais: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2014/11/ufpa-realiza-programacao-pelo-dia-da-consciencia-negra.html

Comemorações pelo aniversário de 25 anos do Grupo Pombas Urbanas





Novembro começa a todo vapor! As comemorações pelo aniversário de 25 anos do Grupo Pombas Urbanas continuam com apresentações espalhadas pelos quatro cantos da Cidade! (Confira a agenda no blog: pombasurbanas.org.br/blog)

E aqui em Cidade Tiradentes tem eventos para todos os gostos: Teatro, Cultura Popular, Rock e Música Clássica. Tudo gratuito! Ficou Curioso?! Então, acompanhe a nossa programação!

Bojo da Macaiba - Coco de Roda de Pontezinha no Ocupe Estelita(PE)




https://www.facebook.com/photo.php?fbid=675824905858126&set=a.108737375900218.14799.100002918694623&type=1&theater

Semana da Consciência Negra em Mossoró/RN



Semana da Consciência Negra acontece de 15 a 20 de novembro: De 15 a 20 de novembro, a Secretaria Municipal da Cultura realiza a Semana da Consciência Negra. A programação contará com oficinas, roda de conversa e apresentações culturais.

Saiba mais em http://www.prefeiturademossoro.com.br/blog/cultura/1538

Virada Cultural Belém

Vem aí a primeira edição da Virada Cultural Belém. Entre os dias 13 e 14 de dezembro, a capital paraense será palco de uma verdadeira maratona cultural, com 24 horas de programação gratuita, reunindo diversas linguagens artísticas: música, teatro, cinema, dança, fotografia, artes visuais. Idealizada pela produtora A Senda, com patrocínio do Banpará, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Virada Cultural Belém será lançada nesta quinta-feira, dia 6, na Casarela, com um coquetel para convidados. O projeto tem apoio da Prefeitura de Belém, por meio do projeto Pacto Belém Pela Vida.


http://viradaculturalbelem.com.br/

SEDA 2014 - Semana do Audiovisual de Formosa/GO

Seminário Identidades, Direitos e Cidadanias das Populações Tradicionais na OAB/PE

II Joga Capoeira no Ponto de Cultura Buscando Talentos

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Exposição reúne produtos confeccionados por mulheres quilombola



[Maceió - AL] Exposição reúne produtos confeccionados por mulheres quilombolas: A Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos realiza, entre os dias 14 e 17, exposição de produtos desenvolvidos por 120 mulheres de comunidades quilombolas de Alagoas. O evento, que acontece no Shopping Maceió, é resultado de capacitações do Projeto Saber Tradicional de Mulheres Quilombola. Durante a mostra serão entregues ainda duas máquinas de costura e um depósito de armazenamento das mercadorias para cada uma das quatro comunidades participantes. Leia mais: http://aquiacontece.com.br/…/exposicao-reune-produtos-confe…

Foto: Divulgação / Ser Quilombola

Festa da Língua Mostra Cultores e Cantares da Língua Portuguesa




Festa da Língua - Mostra Cultores e Cantares da Língua Portuguesa
PROGRAMAÇÃO CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO

- Exposição: "Chegada dos Portugueses ao Brasil";
- Exposição: "Países de Língua Portuguesa", dos alunos do ensino médio da Escola Estadual São Joaquim;...
- Exposição: "Oratórios Barrocos";
- Final do "Prêmio Municipal de Literatura";
- Salão do Livro ( feira literária que reúne importantes autores brasileiros;
- Escambo de livros (traga seu livro e troque por outro do seu interesse);
- Venda de artesanato local.

Na Fundação Casa da Cultura, à rua Daniel de Carvalho 178, centro, em Conceição do Mato Dentro.

Informações: (31) 3868-2010


https://www.facebook.com/casadaculturacmd/photos/a.353923954726310.1073741829.349424608509578/663395473779155/?type=1&theater

II Semana da Consciência Negra em Formosa/GO