terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SP: Nova Exposição no MAS traz peças de Aleijadinho

Nova Exposição trará peças de Aleijadinho ao MAS

O Governo de São Paulo, a Secretaria de Estado da Cultura e o Museu de Arte Sacra apresentam a exposição “Aleijadinho: Arte e fé Brasileira – Ofício Divino”, a partir de 16 de outubro, no Museu de Arte Sacra de São Paulo. A exposição traz esculturas que marcaram as cinco fases da produção artística do mestre do barroco brasileiro Antonio Francisco Lisboa.
As 51 peças pertencem à coleção de Renato de Almeida Whitaker e têm atribuição de autoria assinada por conceituados estudiosos da obra do artista. De acordo com o curador Marcelo Coimbra, é possível identificar nas esculturas, que representam, na maioria, santos e símbolos da fé católica, os sinais característicos de cada período da produção de Aleijadinho.
Nesse sentido, a exposição é pioneira. “O público ainda não teve a oportunidade de ver reunido um acervo tão representativo da evolução artística do mestre”, explicou o curador.Dez obras são inéditas, com destaque para um São Francisco de Assis, uma rara miniatura em madeira policromada, medindo apenas 6 cm, e uma Sant’Anna Mestra de 28 cm, muito parecida com a imagem exposta no Museu do Ouro, de Sabará (MG), uma das mais apreciadas esculturas de Aleijadinho.
Réplicas em resina de quatro peças ficarão expostas em local de acesso fácil para serem tocadas por pessoas portadoras de deficiência visual. É uma forma, de revelar outra face do mestre que, superando as conhecidas limitações físicas, entregou-se ao ofício da arte até o final da vida. A exposição vai até o dia 16 de janeiro.
SERVIÇO:
Exposição: Aleijadinho; Arte e Fé Brasileira – Ofício Divino
Abertura: Dia 15 de Outubro de 2010, às 19 horas para convidados, dia 16 de outubro de 2010 às 11 horas para o público
Período ao público: 16 de outubro a 16 janeiro
Local: Museu de Arte Sacra , Av. Tiradentes, 676
Estacionamento gratuito na Rua Jorge Miranda, 43
Tel.:11-3326-3336/3326-5393

Nenhum comentário:

Postar um comentário