domingo, 22 de abril de 2012

ABSTRAI ensemble inaugura temporada 2012 no Rio e em SP: erudito + eletrônico, juntos, misturando-se!


ABSTRAI ensemble inaugura temporada 2012, com apresentações no Rio e em SP, apostando na fusão do erudito com eletrônico

Conhecido por conjugar instrumentos tradicionais a novas tecnologias grupo de música de câmara contemporânea abre temporada de concertos no Rio, na Sala Villa-Lobos, dia 27, e no SESC Pompéia, dias 28 e 29 de abril



Quem ainda não conhece a curiosa mistura da música de câmara contemporânea com elementos eletrônicos poderá assistir de perto às apresentações do ABSTRAI ensemble no Rio e em São Paulo. Serão três dias seguidos de eventos nesta ponte-aérea, começando com o concerto na Sala Villa-Lobos (UNIRIO), dia 27, às 19h, seguido por um workshop, dia 28, e um recital, dia 29, ambos no SESC Pompéia, São Paulo.
No Rio, o grupo contará com uma formação reduzida – são onze integrantes na formação completa -, desta vez em quarteto, com Pedro Bittencourt (sax), Paulo Dantas (eletrônica), Batista Júnior (clarineta) e Pauxy Gentil-Nunes (flauta), interpretando obras de Rodrigo Lima, Alexandre Fenerich. Marcelo Carneiro, Guilherme Carvalho e Pauxy Gentil-Nunes – este, compositor residente do ABSTRAI ensemble em 2012. O concerto na Sala Villa-Lobos será o primeiro de uma série de quatro concertos, com patrocínio da Secretaria de Estado e Cultura do Estado do Rio de Janeiro (SEC-RJ), que prevê ainda apresentações na Escola de Artes Visuais (15/06) e Academia Brasileira de Letras (05/07), com encerramento, em agosto, na Escola de Música da UFRJ (03/08). Diferentemente das apresentações anteriores do grupo, nesta temporada o ABSTRAI ensemble vai contar com dois novos instrumentos: clarineta e violoncelo. Além do patrocínio da SEC-RJ, a temporada conta também com o apoio da Escola de Música da UFRJ, do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ, da UNIRIO e do Parque Lage.
No SESC Pompéia, como parte da programação do projeto “(Re)Partitura: Música, Experimental  e Contemporânea”, que acontece entre os dias 25 e 29 de abril, as atividades começarão com um workshop, dia 28, de caráter introdutório e direcionado ao público em geral, com a apresentação de obras mistas —para instrumentos acústicos e eletrônica — que constam no programa do concerto no dia seguinte. Os compositores Pauxy Gentil-Nunes, Marcelo Carneiro e Alexandre Fenerich comentarão alguns trechos de suas obras musicais executadas ao vivo, além de expor o seu processo criativo e suas propostas de escuta. O público será convidado a tecer comentários e perguntas durante todo o workshop, e também a refletir sobre a escuta na música contemporânea.
No dia seguinte, em quarteto, o grupo se apresentará com Pedro Bittencourt (sax), Paulo Dantas (eletrônica), Batista Júnior (clarineta) e Pauxy Gentil-Nunes (flauta), interpretando obras de Rodrigo Lima, Alexandre Fenerich. Marcelo Carneiro, Guilherme Carvalho, Arturo Fuentes e Pauxy Gentil-Nunes. Conhecido por interpretar obras produzidas nos séculos XX e XXI conjugando instrumentos tradicionais a novas tecnologias, o grupo aposta na renovação da música de concerto contemporânea através também da informação. Durante a apresentação, obras são comentadas pelo grupo, buscando fornecer ao público material informativo sobre o processo criativo, composição e curiosidades. No final de cada concerto, reserva-se um espaço para perguntas do público aos membros do grupo.


HISTÓRICO

Criado em abril de 2005 por Pedro Bittencourt visando a se apresentar no ano do Brasil na França, a estréia do grupo se fez mesmo em território francês, quando Pedro recitou ao lado de músicos franceses e japoneses, num concerto na Galerie des Beaux Arts de Bordeaux, junto com a exposição individual do pintor Iberê Camargo.
Com o curso de sax concluído no Conservatorio National de Musique - fundado pelo ilustre mestre Jean-Marie Londeix – ingressou no mestrado na Universidade de Bordeaux, pesquisando sobre “Iannis Xenakis”, um dos mais influentes compositores do século XX. Pouco depois entraria no doutorado da Universidade Paris 8, com uma pesquisa sobre musica mista para sax na fase final, que viriam a ser fortes influências na identidade do ABSTRAI.
Em abril de 2008, o ABSTRAI ensemble se apresenta no espetáculo “Wellen durch Dichter" ("Ondas segundo poetas", "Waves by poets") em Karlsruhe, Alemanha, no prestigiado ZKM (Centro de Artes e Mídias de Karlsruhe), onde Pedro Bittencourt foi artista-residente por três vezes. Sucesso de público e de crítica, o espetáculo reunia somente peças inéditas, além de projeção de vídeos e poesias sobre o mar, na conceituada sala de concerto “Kubus” do ZKM. A formação do ABSTRAI ensemble nessa ocasião contou com voz feminina, flauta, clarinete, sax, cello, percussão e eletrônica.
No final do ano seguinte, Pedro Bittencourt, em seu ultimo ano residindo em Paris, organizou o espetáculo "Ondas segundo Poetas", versão brasileira, com musica contemporânea brasileira, vídeo e poesia. A formação do ABSTRAI ensemble era em trio (flauta, sax, clarinete e eletrônica), com músicos residentes na França (um brasileiro, uma francesa e um espanhol) para as comemorações dos 50 anos da Maison du Brésil, em Paris, com patrocínio da Embaixada Brasileira em Paris.
Em 2011, a “versão brasileira” do ABSTRAI ensemble contava já com nove músicos, com Pedro Bittencourt e Paulo Dantas na direção musical. Nesse ano, o grupo se apresentou duas vezes no Centro Cultural Banco do Brasil - dentro da temporada da Sala Cecília Meirelles -, além dos recitais no Parque Lage e na Casa do Estudante Universitário, no Rio de Janeiro. A partir desse ano, o grupo passou a contar com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Secretaria de Estado e Cultura - SEC-RJ), que se estende em 2012, através do edital de música de câmara contemporânea.
            Hoje, com onze integrantes, o ABSTRAI ensemble é formado por Doriana Mendes (Voz), Pauxy Gentil Nunes (Flauta), Pedro Bittencourt (Sax), José Batista Júnior (Clarineta), Marcos Campello (Guitarra), Hugo Pilger (Violoncelo), Larissa Coutrim (Contrabaixo), Katia Baloussier (Piano), Paulo Dantas (Eletrônica, composição e regência ), Pedro Sá e Daniel Serale (Percussão).

SERVIÇO:
ABSTRAI Ensemble – 27 de abril - 19h
Sala Vila Lobos - UNIRIO
Av. Pasteur 436 Urca - Rio de Janeiro
Informações: 21-2542-4477
Entrada gratuita
Programa:
·         Rodrigo Lima – “Sopro de Câmara” (2009)
(flauta, sax alto e clarone)
·         Alexandre Fenerich – “Ser como um rio que deflui” (2006)
(Acusmática)
·         Marcelo Carneiro – “Rocabela City”  (2012)
(sax, clarinete, eletrônica)
·         Pauxy-Gentil Nunes – “Ermo” (2004)
(flauta e eletrônica)
·         Guilherme Carvalho – “Intraduções” (2009)
            (flauta, sax sop, clarineta, eletrônica)

SERVIÇO:
ABSTRAI ensemble – Workshop - 28 de abril – Sábado - 14h às 17h
Sesc Pompéia São Paulo – Espaço Cênico
Rua Clélia, 93 - Perdizes  São Paulo, 05042-000
(0xx)11 3871-7700
R$ 8,00  [inteira]
R$ 4,00  [usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]
R$ 2,00  [trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]


ABSTRAI ensemble – Concerto – 29 de abril, domingo, às 19h
Sesc Pompéia São Paulo – Espaço Cênico
Rua Clélia, 93 - Perdizes  São Paulo, 05042-000
(0xx)11 3871-7700
R$ 8,00  [inteira]
R$ 4,00  [usuário matriculado no SESC e dependentes, +60 anos, estudantes e professores da rede pública de ensino]
R$ 2,00  [trabalhador no comércio e serviços matriculado no SESC e dependentes]

Programa:

·         Rodrigo Lima – “Sopro de Câmara” (2009)
(flauta, sax alto e clarone)
·         Alexandre Fenerich – “Ser como um rio que deflui” (2006)
             (Acusmática Sons pré-gravados em suporte)
·         Arturo Fuentes – “Plexus” (2009)
             (sax tenor e eletrônica em tempo real)
·         Pauxy-Gentil Nunes – “Ermo” (2004)
(flauta e eletrônica)
·         Marcelo Carneiro – “Rocabela City”  (2012) - estreia
(sax, clarinete, eletrônica)
·         Guilherme Carvalho – “Intraduções” (2009)
            (flauta, sax sop, clarineta, eletrônica)



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