quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Do Samba à Literatura com o projeto ‘Poesia solta na rua’


A partir desta quinta-feira (9), a poesia deve circular livremente pela quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade, todas as quintas-feiras, até o dia 27 de setembro.

Trata-se do retorno do projeto cultural criado em 1999, chamado 'Poesia solta na rua', que pretende aproximar poetas e músicos, que atuam no Amazonas, da comunidade onde está localizada a escola.

De acordo com o poeta e ensaísta Zemaria Pinto, convidado para assumir a coordenação da programação do projeto, o formato do evento será definido com três ou quatro poetas por noite, os quais terão entre dez e 15 minutos de apresentação.

"Os mais experientes, com livros lançados, terão mais tempo para falar. Os 30 minutos finais serão reservados para uma atração musical", explica. A programação começa sempre às 20h30. Os poemas serão de livre escolha dos autores.

A programação preliminar do projeto 'Poesia solta na rua' traz as participações de 27 poetas: Gracinete Felinto e Pollyanna Furtado (9 de agosto); Candinho, Lidiane Pires, Nelson Castro e Zemaria Pinto (16); Celdo Braga, João Alves e Renato F. de Carvalho (23); Aldísio Filgueiras, Cláudio Fonseca, Michele Pacheco e Rayder Coelho (30); Edvan Rafael, Everaldo Nascimento, Formas & Poemas e Gadi (6 de setembro); Almir Diniz, Mauricio Matos e Tenório Telles (13); Celestino Neto, Miguel de Souza e Simão Pessoa (20); e Dori Carvalho, Élson Farias e Tainá Vieira (27).

Zemaria Pinto informa que a presença de Thiago de Mello também está confirmada, mas ainda sem data definida. "Para a parte musical, estamos contando com nomes como Nicolas Júnior, Pereira, Torrinho (ou Zeca Torres, como vem assinando ultimamente o cantor e compositor), e alguns poetas que terão jornada dupla na noite, como Celdo Braga e Candinho, por exemplo", adianta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário