Para a exposição “Paris: Impressionismo e Modernidade", o CCBB Educativo preparou, a partir do dia 07 de agosto, uma programação especial com várias ações poéticas que acontecerão ao longo do dia, de terça-feira à domingo, de hora em hora entre às 11h as 18h, pegando os visitantes de surpresa. Durante o mês de agosto, música, dança, teatro e literatura serão contemplados pelos espaços do CCBB. O público será surpreendido com uma das atividades abaixo e muitas outras:
Bailarina de Degas
Como que saída de uma tela de Degas, artista cuja obra estará na exposição, uma bailarina irá surgir e presentear público com alguns movimentos de dança acompanhada pelo som de um piano. A ação será realizada pelos arte educadores dos grupos de pesquisa em artes cênicas e música.
Declamação de poesias de Baudelaire
O poeta francês do século XIX e precursor do Simbolismo será revivido em seus poemas por um educador-ator. Como ninguém, Baudelaire, que viveu na época do Impressionismo, retratou o cotidiano e as enormes mudanças na vida parisiense.
A mulher do século XIX e o Impressionismo: Berthe Morisot
Nessa ação, os arte educadores chamam a atenção para a presença de mulheres no impressionismo. Contada por uma pessoa vestida como personagem da época, a história de Berthe Morisot, a pintoraimpressionista francesa, será apresentada ao público. Berthe Morisot é uma das poucas mulheres reconhecida em sua época, cuja obra está na exposição.
Álbum que Conta Histórias
O grupo de artes visuais propõe uma interação com o público através de um álbum de retratos com fotos de paisagens que serviram de inspiração para os artistas impressionistas. A partir destas fotos os educadores contarão uma pequena história sobre estes locais para os visitantes.
Impressionismo Sensorial
Como descrever as pinceladas rápidas, os temas modernos e a mistura de cores feita diretamente na tela, características tão marcantes do impressionismo, a uma pessoa cega? Como ação poética, o Grupo de Pesquisa em Acessibilidade do Programa Educativo propõe uma sensibilização aos visitantes através de um exercício de audio-descrição.
Obras Animadas
“Toy theater” ou “Paper theater” é um teatro em miniatura com manipulação de personagens de papel com origem no século XIX na Europa. Personagens saídos de obras impressionistas ganharão vida e movimento através desta técnica de animação.
Caderno de impressões
O grupo de pesquisa em artes visuais propõe uma forma de registro diferenciada sobre a exposição através de desenhos de observação.
Os educadores do CCBB Educativo convidarão os visitantes a registrar, como os impressionistas, suas impressões sobre o que viram na exposição.
Música e Poesia
Ação dos educadores-músicos do CCBB Educativo que, inspirados pela atmosfera impressionista, irão tocar músicas entremeadas por poesias relacionadas à época, fazendo da apresentação um espetáculo itinerante pelo prédio.
Zoopraxiscópio
A invenção de Eadweard Muybridge, feita durante a época do impressionismo na Europa e da invenção da fotografia, se disseminava por todo o mundo. A invenção, que pode ser considerada a primeira animação e também precursora do cinema, será reproduzida com imagens de quadros impressionistas, e será apresentada ao público pelos educadores do grupo de artes cênicas, podendo ser visualizada e manuseada pelo público.
Mini-contação de histórias em LIBRAS
Pelo meio do público da exposição, uma pequena história ligada ao universo do Impressionismo será contada em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) com tradução para o português.
Ambientação
Local: Mezanino
Cheiros, toques, sons, texto em Braille, texturas, imagens... Como de costume, o grupo de pesquisa em artes visuais criou uma maneira do público se relacionar e interagir com os conceitos da exposição, não só através da visão mas também da audição e tato, privilegiando os diversos sentidos.
Visitas mediada à exposição
As visitas medidadas à exposição “Paris: Impressionismo e Modernidade - Obras Primas do Museu d'Orsay" acontecerão, excepcionalmente de terça à sexta-feira das 7:00 às 10:00 somente com agendamento prévio pelo telefone (11) 3113-3649.
A recomendação etária para todas as atividades acima é a partir de 5 anos.
CCBB Educativo
Diversão e Cultura no CCBB
Novembro de 2011
ENTRADA FRANCA
Classificação indicativa: a partir de 5 anos.
------------------------------
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h.
Acessos – Estações Sé e São Bento do Metrô.
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física.
Estacionamento Conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 - Edifício Zarvos (R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB).
Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 e na Rua XV de Novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário