quarta-feira, 26 de junho de 2013

Exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou


O Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil elaborou um leque de atividades para a exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou. 
 
Visitas teatralizadas, contação de histórias, laboratório de ações criativas, musicando e pequenas mãos são alguns destaques da programação para público de todas as idades.
 
De terça a domingo, de 13h ‘as 17h, são oferecidas visitas mediadas para crianças maiores de cinco anos, jovens e adultos. As visitas teatralizadas acontecem terças e sextas às 13h
 
O Educativo montou também uma estação sensorial onde o visitante terá oportunidade de trabalhar outros estímulos sensoriais que vão além da visão. 
 
Todas as atividades são gratuitas.  É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas.  O CCBB Educativo funciona no primeiro andar do prédio.
 
Veja a Programação:
 
Em Cantos e Contos
Sábados e Domingos às 17h
Faixa etária: Crianças a partir de 5 anos.
 
Sherazade e outras heroínas
Três heroínas que enfrentam a dura realidade imposta utilizando de astúcia, intuição e alegria de viver mudam as suas vidas e das pessoas que lhes rodeiam. Na primeira história Sherazade passa “mil e uma noites” contando histórias para convencer o sultão a não matar mais ninguém. Em “As três velhas fiadeiras” uma noiva se salva do machismo do marido com a ajuda de três espertas velhinhas. Por fim, uma releitura de Sérgio Caparelli da fábula “A Cigarra e a Formiga” com um final surpreendente e inesperado.
 
Duas fábulas femininas
“A Galinha que criava um Ratinho” e “A festa da Dona Lagartixa” são histórias protagonizadas por personagens femininos que evidenciam a importância da sabedoria e da generosidade no rumo de suas heroínas. Na primeira história, o casal formado pela Dona Galinha e Dom Galo adotam um ratinho e acabam sendo assombrados por uma raposa. Já na segunda, Dona Joaninha descobre que há mais felicidade em ser generosa do que em ser vaidosa.
 
Contos da mulher selvagem
No repertório a histórias de duas mulheres vindas de um tempo do era uma vez... A lenda “La Loba” fala sobre a origem de uma mulher selvagem, mais conhecida como mulher–lobo, que viveu há muito tempo e em um lugar muito distante. Em “Barba Azul”, o destino de uma mulher se transforma quando decide casar com um homem misterioso.
 
 
A alma e o coração da baleia
As historias “As duas mulheres que conquistaram a liberdade” e “A alma e o coração da baleia” são contos esquimós da região do Alaska. A primeira narra a o feito de duas mulheres que, cansadas da subserviência ao marido, passam a viver dentro da carcaça de uma baleia. A segunda trata do descuido de um corvo intrometido que, ao entrar na barriga de uma baleia, encontra uma moça que vive lá. Ambientadas no universo costeiro e gélido do Alaska, as histórias manifestam, através de símbolos, o contraste entre delicadeza e força que reside na figura feminina.
 
Duas mulheres que não abriram mão de suas opiniões.
No conto africano “O casamento da princesa”, Abena, a mais bela de todas as princesas é disputada por dois poderosos pretendentes: o Fogo e a Chuva. Já em “Lilit, a primeira mulher”, conto judaico recontado por Ilan Brenman, a primeira mulher moldada da terra assim como Adão não aceita ser obediente e submissa ao marido e sai em busca de um outro destino para si.
 
Laboratório Aberto
Terça a domingo de 10h as 20h
Faixa etária: a partir de 7 anos
 
Fio de Lembranças
Partindo de uma palavra que sugere relação com o universo feminino, cada participante receberá fios e lãs que puxarão uma lembrança, pensando em uma imagem que a palavra trouxe a sua memória. Depois é só transformar a imagem em um desenho que será bordado em uma tela de nylon usando para isso agulha e lã.
 
 
Laboratório de Ações Criativas
Para grupos agendados
Faixa etária: a partir de 8 anos
 
Personifique
Duplas irão compor sobre uma máscara em branco uma imagem de mulher que, para eles, seja um referencial. São debatidas questões como: identidade, o papel da mulher na sociedade e as máscaras sociais. Em seguida serão apresentadas, ao grupo, obras que dialogam com a proposta do laboratório.
 
 
 
Visitas Mediadas
De terça a domingo às 13h e às 17h
Visitas com educadores à exposição Elle: As mulheres do Centro Pompido.
Grupos de 20 pessoas.
Faixa etária: crianças maiores de 5 anos, jovens e adultos.
 
 
Pequenas Mãos
Sábados e domingos às 15h
Faixa etária: crianças de 3 a 6 anos acompanhadas pelos responsáveis.
 
Quebra-cabeça de artista
Você já imaginou ser artista? Pintar, filmar ou fotografar? E se brincássemos de ser artistas imitando o que veremos em algumas obras expostas na exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou? Que tal pentear o cabelo como Marina Abramovic ou se enfeitar com flores como Frida Kahlo? A proposta dessa atividade é apresentar algumas artistas que tem obras na exposição em cartaz. Essa aproximação será feita através da investigação de com as crianças se veem e a composição de um autorretrato.
 
Musicando
Sábado e domingo às 13h
 
Série Musical
Será que uma imagem pode ter som? E de uma música podemos fazer uma imagem? Partindo da mistura de som e imagem convidamos os participantes a criarem composições originais utilizando para isso a voz e instrumentos musicais como o xilofone e o garrafone.
 
 
Além das atividades elaboradas para a exposição Elle: As mulheres do Centro Pompidou, a equipe do CCBB Educativo oferece atividades com foco no patrimônio – Visitas Teatralizadas e Estação Sensorial.
 
Visitas teatralizadas
Terças e sextas às 13h
Educadores com formação em Artes Cênicas são os mestre de cerimônias de uma visita que percorre os andares do Centro Cultural Banco do Brasil. Cada educador é um personagem e cada  visita tem o seu traçado e roteiro original. Venha conhecer a Galeria de Valores e as antigas salas da presidência do BB com um banqueiro; a Biblioteca com um jornaleiro com figurino da década de 1930; os espaços da rotunda com uma modista do Rio Antigo ou um pouco de mitologia grega com a deusa da memória.
 
Visita 1 – Um banqueiro percorre as exposições permanentes Galeria de Valores e O Banco do Brasil e sua história localizadas no quarto andar do prédio do CCBB contando histórias sobre a criação do Banco do Brasil em 1808 por D. João VI; a 4º sede do banco localizado na rua 1º de março, 66, atual CCBB e sobre os diversos formatos, tamanhos e funções do dinheiro de acordo com cada época e cada cultura.
 
Visita 2 – Partindo de manchetes de jornal reais e fictícias o jovem jornaleiro Hermenegildo apresenta um pouco a história do prédio do CCBB passando pelas salas de Obras Raras, Referências e Infanto-juvenil, além do Salão de leitura localizados na biblioteca do 5º andar. O jornaleiro convida em seguida os visitantes a descerem as escadas explicando o que acontece em cada andar do CCBB.
 
Visita 3 – Uma conceituada modista carioca da década de 1920 leva o público a percorrer os espaços da rotunda e do segundo andar abordando os aspectos arquitetônicos existentes no prédio do CCBB. Do Neoclássico das colunas a arquitetura do ferro e vidro presentes nos portais e janelas, passando ainda por elementos do Art Nouveau e Art decó e até mesmo do Barroco, os visitantes terão a possibilidade de conhecer um pouco da história da arte através do ecletismo presente neste prédio.
 
Visita 4 – Memósine, a deusa da memória e mãe das nove musas das artes, propõe aos visitantes uma visita sensorial por diversos espaços do prédio do CCBB, como a rotunda, a biblioteca e o segundo andar. Utilizando da narrativa de alguns dos principais mitos gregos e de diversas dinâmicas a deusa convoca os participantes a interagirem com os espaços citados lendo trechos de livros ou ouvindo o som da rotunda, por exemplo.
 



 
Acessibilidade
 
Estação Sensorial de Patrimônio
Um espaço desenvolvido pelo CCBB Educativo com o intuito de ampliar as experiências estéticas do visitante, proporcionando outros estímulos sensoriais que vão além da visão. A partir do tato, olfato e audição, propomos um diálogo sensorial que procura estabelecer relações entre a história do prédio, o comércio e a economia além de curiosidades sobre imponente arquitetura do CCBB. Para isso, são utilizadas réplicas das colunas da rotunda em miniaturas, cópias de moedas e especiarias.
 
 
 
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
(21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário