terça-feira, 22 de julho de 2014

Espetáculo (Des)água realiza circulação na Grande SP, interior e litoral

Exibindo Fotos1 - Aline Guarizo.jpg

Montagem teatral de rua do coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente) trata da mercantilização da água como metáfora para discutir a expansão desordenada e desigual das cidades. A partir do teatro épico e com músicas especialmente compostas para a peça, o grupo propõe a reflexão sobre o processo de urbanização nas várzeas dos rios brasileiros.

Estreado em junho de 2013, no Largo do Rosário, em Mogi das Cruzes, o espetáculo teatral [Des]água é fruto de uma expedição de dez meses pelas comunidades do Alto Tietê, conhecendo as riquezas, belezas e contrastes da região, e de uma intensa pesquisa artística (que incluiu intervenções performáticas às margens do Rio Jacú). Sua montagem e primeira temporada foram realizadas com recursos do PRONAC – Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura, contando com mais de trinta apresentações distribuídas pela zona leste de São Paulo e municípios da região das Cabeceiras do Tietê. Agora, o espetáculo retorna à circulação em uma segundatemporada, contemplada pelo ProAC - Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo, levando provocações e diversão a outros municípios da região metropolitana, interior e litoral paulista entre julho e setembro.
            Dirigidos por Edgar Castro, artista da premiada Cia. Livre, e Rani Guerra, do também premiado grupo Esparrama, o Coletivo Alma encena a história de dois povos (o povo bacia, que celebra a natureza, e o povo pneu, que aprisiona a força das águas) e que, após um conflito, se veem afetados pelos destroços de uma enchente. A fábula mostra de forma crítica e lúdica os processos de ocupação do beira-rio.
            O povo “bacia” se caracteriza pela proximidade e integração com o ambiente natural, ligado aos ciclos da terra e aos ritos, conservando traços de povos primitivos e comunidades tradicionais. A textura dos figurinos faz alusão à natureza animal do ser humano. O povo “pneu” carrega marcas das transformações civilizatórias, não no aspecto do desenvolvimento tecnológico, mas no endurecimento e na brutalidade, consequências do crescimento desenfreado das cidades. Com câmaras de pneu, material sintético, preto e facilmente reconhecível, as criaturas rasgam o lirismo do início do espetáculo e instauram o clima tenso, apesar de cômico, que se perpetua até o final da encenação. Tudo isso é mostrado por cinco atores e três músicos que atuam, cantam e tocam instrumentos ao vivo durante todo o espetáculo.
A obra participou das seguintes mostras e festivais: 1ª Mostra Área Viva de Teatro de Rua e Floresta, em Rio Branco, Acre; Festival de Inverno da Serra do Itapety, em Mogi das Cruzes; 5ª Mostra de Teatro de Rua de Guarulhos e 8ª Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, em São Paulo. A temporada tem início no dia 30/07, quarta-feira, às 16h, na Praça do Patriarca, centro de São Paulo e em agosto se estende para as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Carapicuíba, Atibaia, Águas de Lindóia, Socorro, Cananéia e Itanhaém. Confira o serviço completo ao final.
           
O grupo
            O Coletivo ALMA (Aliança Libertária Meio Ambiente), sediado em Itaquera, zona leste da Capital completou em 2013, dez anos de trabalho nos campos da arte e da educação ambiental. Com o espetáculo infanto-juvenil “Antes que a Terra fuja” começou a trajetória artística e ambientalista, transformando os locais de convivências dos prédios da COHAB José Bonifácio, São Paulo, em espaços teatrais. Em 2010, o grupo realizou a intervenção cênica “Ritos de Rios e Ruas” às margens do Rio Jacú. Em 2011, foi a vez do projeto “Narrativas Fluviais” - contações de histórias inspiradas em comunidades rurais de Itaquera e Suzano.
Em 2012, performance e dança foram inspiradoras da intervenção cênicaVento ao Leste, enquanto sopra o tempo” e do experimento de vídeo-dança “Des-Vendo”. Em 2013, estreia a montagem teatral “(Des)água” se utiliza da linguagem do teatro de rua em temporada por várias cidades do Estado de São Paulo. Em 2013, com recursos do Pronac (Programa Nacional de Incentivo à Cultura), acontece a montagem e primeira temporada do espetáculo teatral de rua[Des]água. Em 2014, o coletivo se inspira em seu primeiro trabalho e volta às origens com o espetáculo infanto-juvenil de rua Foi tudo por Terra.

Serviço

[Des]águacom o Coletivo ALMA

Dia 30 de julho e dias 06,13 e 20 de agosto (quartas-feiras), às 16h
São Paulo, Praça do Patriarca, Centro.

Dia 04 de agosto (segunda-feira), às 16h
Carapicuíba, Parque Gabriel Chucre

Dia 05 de agosto (terça-feira), às 16h
Santo André, quadra da Escola Estadual João Baptista Marigo Martins, Estrada do Pedroso, 3989, Jardim Riviera

Dia 10 de agosto (domingo), às 16h
Águas de Lindóia, Praça Adhemar de Barros

Dia 11 de agosto (segunda-feira), às 19h
Socorro, Praça Nove de Julho

Dia 17 de agosto (domingo), às 15h
Cananéia, Praça Martim Afonso de Souza (Praça Central)

Dia 18 de agosto (segunda-feira), às 15h
São Bernardo do Campo, Praça Santa Filomena, Centro.

Dia 25 de agosto (segunda-feira) às 16h
Atibaia, Campo de futebol do Jardim das Cerejeiras.

Dia 27 de agosto (quarta-feira) às 19h
Itanhaém, Praça Central


Atividades gratuitas. Em caso de chuva as apresentações em espaço aberto serão canceladas.

Duração - 50 minutos.
Classificação etária – livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário