quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Programa Nova África será lançado nesta sexta-feira(28/9) na TV Brasil!




"Um dos destaques é a segunda temporada da série “Nova África”, apresentada pela jornalista Dina Adão, da Guiné-Bissau, que fará uma viagem por 30 países africanos, es
 tabelecendo uma conexão direta entre o Brasil e o terceiro maior continente do mundo, que faz parte de nossas origens.
Com estreia dia 28, às 22 horas, o programa permite ao telespectador conhecer a África contemporânea, longe dos esteréotipos. Ao todo serão 26 capítiulos, cada um com 26 minutos de duração. A proposta do programa é mostrar este imenso continente a partir do olhar do próprio africano. Para isto, as equipes de reportagem da TV Brasil percorreram 30 dos 54 países do continente, registrando sua cultura, religião, hábitos e costumes diários, muitos deles desconhecidos dos brasileiros."

Celebrar Brasília traz Criolo, Jeneci e outras atrações pra agitar o Planalto




Celebrar Brasília acontecerá dias 27 e 28 de setembro de 2012 a partir das 18h na a área externa do Museu Nacional, na Esplanada dos Ministérios, de forma gratuita para a população da cidade e turistas. O evento é anual e envolve artes visu
 ais, cinema e música e conta com profissionais da música, da arte e da cultura, de vários cantos do Brasil e do mundo. Dentre eles, Criolo, figura influente no hip hop há mais 20 anos, e, Marcelo Jeneci, autor dentre outros de “Felicidade”(em parceria com Chico César). Ambos sobem ao palco no dia 27. 



1ª Encontro Central de Negros e Negras do DF e Entorno


IV Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco



A abertura oficial do IV Animage – Festival Internacional de Animação de Pernambuco acontece hoje às 20h no Cinema São Luiz.
O Festival tem incentivo do Funcultura e exibe, até domingo (30), filmes de animação nacionais e internacionais, nos cinemas São Luiz e Fundaj, no Centro Cultural dos Correios e em parques e praças do Recife e Olinda.

Confira a programação completa aqui:http://bit.ly/OVbgeF

Ensaio aberto do Caboclo Muderno em Belém



Não percam neste domingo o ensaio aberto do Cabloco Muderno!! A partir das 10hs ao lado do Teatro Waldemar Henrique na Praça da República!! 

Aos nossos músicos: precisamos estar afiados nas nossas levadas, por isso NÃO FALTEM!!

Vander Lee de graça em Taguatinga(DF)



O projeto Quintas Musicais do Centro Cultural Sesi, apresenta o cantor e compositor Vander Lee acompanhado de seu violão.

No repertório seus grande sucessos, entre eles: "Românticos", "Iluminado", "Onde Deus possa me ouvir", "Esperando aviões" além de seus mais recentes sucessos: "Boramar", "Eu e ela", "Beleza fria" que fazem parte do seu novo disco "Sambarroco"

Data: 27 de setembro de 2012
Horário: 20h
Local: Teatro Yara Amaral - Sesi Taguatinga
Endereço: QNF, 24, Área Especial - SESI Taguatinga Norte

Entrada Franca, mediante retirada do convite no próprio Centro Cultural de Taguatinga Norte no dia 25/09 das 14h às 18h. Convites Limitados (350 total / 1 por pessoa)

Informações:
Fone: (61) 3355-9500 / Fax: (61) 3354-2217

Belém : 100 mil Poetas e Músicos por mudanças



dia 29 de setembro, no Anfiteatro São Pedro Nolasco, Estação das Docas. 

Festa do Rosário das Irmãs dos Ciríacos


SP: DIÁLOGOS SESC EM CIRCUITO


DIÁLOGOS SESC EM CIRCUITO - Programação itinerante do Centro de Pesquisa e Formação em unidades do Sesc na Grande São Paulo, litoral e interior.

Saiba mais em www.sescsp.org.br/centrodepesquisaeformacao!

Inscrições a partir de 28/09, pelo Portal Sesc ou nas unidades do Estado de São Paulo.

CINEMA DA VELA

CINEMA DA VELA

Cinema Independente 
Com Francesca Azzi e Giscard Lucas. 

Livre para todos os públicos
Grátis.

26/09. Quarta, às 19h30.

Lançamento do livro Testemunhos da Maré no RJ


IV Encontro Brasileiro de Educomunicação


CONFERÊNCIA DE CRIATIVIDADE em SP


CONFERÊNCIA DE CRIATIVIDADE
PIXEL SHOW - SP - 10 e 11 de Nov
http://pixelshow.com.br/sp/

Palestras, workshops, feira de arte, exposições, festival de animação, sessões de live painting com artistas consagrados...

UM dos convidados para as palestras é o talentoso:

ALEX HORNEST (ONESTO) (Brasil) . Graffiti
Alex Hornest (Onesto) nasceu em São Paulo, em 1972. Pintor, escultor e grafiteiro, ele começou a fazer sucesso nas ruas de São Paulo em 1984. Segundo ele, o seu trabalho tenta discutir a relação entre a cidade e os seus habitantes. Improvisando, é assim que Onesto tenta captar a essência das pessoas e os seus movimentos em meio ao caos. Com mais de 10 exposições individuais entre Brasil e Estados Unidos, Onesto é um dos nomes mais conhecidos no Street Art no Brasil. Além disso, ele trabalha como produtor de vídeos clipes e ilustrador. Há mais de 20 anos ele relata as suas vivências e experiências a partir de uma técnica intrigante e admirada por muitas pessoas.

URL: http://www.alexhornest.com/

Rondônia reúne para elaborar Plano Articulado para Cultura e Educação


Aula aberta de bioginástica dia 29/09 (sábado) no Parque Olhos D´água(Brasília)




Convidem os amigos !
A aula deve ser na grama portanto se preferir vá de calça.
Todos são bem vindos !
Até lá !

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

ANIMA MUNDI Curitiba. Até 27/09

ANIMA MUNDI Curitiba. O melhor da edição de 20 anos do festival pela primeira vez na capital paranense.

Mais informações: http://blog.animamundi.com.br/?p=3295

XVI Feira Pan-Amazônica do Livro em Belém - até 30/09


exposição ARTE NIGERIANA CONTEMPORANEA - UMA NARRATIVA DAS NAÇÕES IRMÃS & INAUGURAÇAO DA PRIMEIRA GALERIA DE ARTE AFRIKANA DE MG

O Instituto de Arte e Cultura Yorubá e Centro de Negócios Cultura e Cooperação Nigéria-Brasil promovem a exposição ARTE NIGERIANA CONTEMPORANEA - UMA NARRATIVA DAS NAÇÕES IRMÃS & INAUGURAÇAO DA PRIMEIRA GALERIA DE ARTE AFRIKANA DE MG.
É em Belo Horizonte, exposicão composta por 74 obras de arte contemporânea de 6 artistas nigerianos, todos formados nas prestigiadas escolas de artes de seu país. Tr
adicional e moderno se juntam para revelar um tipo de arte única que inspirou momes como Picasso e Matisse.
Predominam as pinturas à óleo sobre tela, tão comuns nas exposicões de arte. Mas aqui tem um diferencial – são nigerianas – o traçado dos desenhos, as cores, as pinceladas, as técnicas e os suportes são outros. Pelas mãos de OLUMIDE ORESEGUN, BABATUNDE OGUNLADE, AFOLABI, MUYIWA, FOLASHADE TEMITOPE, ISMAIL LAWAL e ADEYINKA AKINGBADE, você poderá apreciar a arte africana realizada pelos africanos.

Artista-in- Residência: Folashade Temitope Ogunlade
Curadoria: Vanicléia S. Santos(UFMG)
Exposição: “Uma Narrativa das Nações irmãs”
Idealizador: Olusegun Michael Akinruli

Local: Instituto de Arte e Cultura Yorubá, Rua Cambuquira, 178,Carlos Prates - Belo Horizonte-MG‐Brasil
Entrada: Franca
Classificação etária: Livre
Informações: (31) 2555-‐6736

Acesso para pessoas com necessidades especiais Agendamento para grupos escolares
fonte http://www.institutoyoruba.org/plus/

Espetáculo "Noturnos" será apresentado no RJ e Niterói


No mês de setembro o público carioca poderá prestigiar mais um trabalho da Companhia Fiandeiros de Teatro, de Recife

Noturnos
O espetáculo resulta de uma pesquisa sobre invisibilidade social e traz para a cena três fragmentos de dramaturgia que dialogam, de maneira poética, com as várias situações vivenciadas pelos atores durante o processo de estudos sobre o universo dos moradores de rua.

A peça será apresentada no Rio de Janeiro (25 e 26) e Niterói (28 e 29). Em seguida, segue em turnê para São Paulo e Curitiba.

Em seus nove anos de existência, a Companhia Fiandeiros de Teatro vem desenvolvendo pesquisas e realizando trabalhos acerca da obra de autores pernambucanos. Ao longo dos anos, criou um repertório de espetáculos com base em estudos no campo da poética, da dramaturgia pernambucana, da musicalização e dos desdobramentos da interpretação do ator.

Seu novo espetáculo, Noturnos, é resultado de nove meses de intensa pesquisa e levanta discussões sobre a condição humana existente, não apenas no universo das ruas em suas várias instâncias, mas também numa sociedade regida cada vez mais por uma banalização do consumo. Três quadros compõem a peça: O presenteA cura e Salobre. Em cada quadro é possível identificar as referências relativas aos temas: violência, sexualidade, solidão e ociosidade, que foram identificados nas entrevistas e nas vivências dos atores em seu contato com as ruas e seus moradores. O título da peça, Noturnos, faz referência a esses seres que ressaltam nas ruas à noite, quando a cidade esvazia, e também faz referência ao tipo de designação musical que remete a reflexão, a um estado taciturno da alma.

“A cena de Noturnos é a representação dos escombros de uma sociedade doente em seus delírios de consumo, em suas neuroses e na sua solidão. A visão do homem contemporâneo como reflexo de sua incapacidade em ver a si mesmo, incapaz de perceber suas ruínas interiores e o desmoronamento de sua própria condição de humanidade.”
Diz André Filho, Diretor e autor da peça


Companhia Fiandeiros de Teatro desenvolve espetáculos com excelente repercussão desde 2003. Em seu repertório figuram premiados espetáculos, como “Vozes do Recife - um concerto poético”, O Capataz de Salema” e “Outra Vez, Era Uma Vez...”. Nesse mês de setembro, o público carioca e fluminense terá quatro oportunidades para prestigiar o mais novo feito dessa companhia de pesquisa recifense: Noturnos. Em seguida, o espetáculo será apresentado em São Paulo e Curitiba.


FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: André Filho
Elenco: Daniela Travassos, Karine Gaya, Jefferson Larbos, Manuel Carlos e Samantha Queiroz.
Sonoplastia: André Filho/Charly Jadson
Execução de luz: Gabriel Santos
Direção de Arte: Manuel Carlos
Direção de Produção: Daniela Travassos
Produção executiva: Renata Teles
Assessoria de Imprensa: Moretti Cultura e Comunicação


SERVIÇO
Espetáculo: NOTURNOS (Cia. Fiandeiros de Teatro Recife-PE)
Texto e direção: 
André Filho
Classificação etária: 16 anos

SERVIÇO – Rio de Janeiro
Local: Teatro Glaucio Gill (Praça Cardeal Arcoverde, s/n - Copacabana)
Dias: 25 e 26 de setembro 
Horário: terça às 21h e quarta às 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, artistas e idosos)
Informações: 21 2332-7904

SERVIÇO – Niterói
Local: Café Teatro Papel Crepom (Rua Mariz e Barros, 296 - Niterói)
Dias: 28 e 29 de setembro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (estudantes, artistas e idosos)
Informações: 21 2711-4657

"O Corpo na Arte Africana" no Museu da Vida/Fiocruz(RJ)

Uma viagem para entender o corpo e a alma da cultura africana

Museu da Vida/Fiocruz (Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos) - Sala de exposições temporárias
Exposição gratuita, aberta ao público de 18 de setembro até janeiro de 2013

As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, de 9h às 16h30, e no sábado, das 10h às 16 h. 

Agendamento pode ser feito pelo telefone 2590-6747 ou pelo e-mail: recepcaomv@coc.fiocruz.br
 — em http://www.faperj.br/boletim_interna.phtml?obj_id=8479

Programação da semana do CCBB SP



Programação da semana (25 a 30 de setembro/2012).

*
Impressionismo: Paris e a Modernidade - ter a qui – 10h às 22h | sex – 10h às 23h | sáb e dom – 8h às 23h.

*
Programação Imagens Engajadas - Uma Homenagem a Rosa Von Praunheim:http://migre.me/aQzvC

*
Programa Educativo, consulte:http://migre.me/agNIo.









Agenda do Coletivo Caimbé para outubro


O mês vai ser bacana aqui em Boa Vista. Fomos convidados para participar como palestrantes, oficineiros e organizadores de diversas atividades em nossa área de atuação. Se liga nos ventos e vê em qual vamos nos encontrar neste outubro literário:


4 e 5 de outubro (quinta e sexta)
Exibição da mostra de fotografia, poemas e micronarrativas "Curt@s histórias e poesias", com textos de Edgar Borges e fotografias dele, de Zanny Adairalba e Edgarzinho Borges Bisneto. Será na Escola Estadual Penha Brasil, bairro Aparecida, como parte da festa de encerramento de um projeto de leitura.

6 de outubro (sábado)
Sessão de autógrafos dos livros Repoetizando, de Zanny Adairalba, e Sem Grandes Delongas, de Edgar Borges, na livraria Saber, às 10h. A atividade faz parte das celebrações dos três anos de aniversário da loja, que fica na avenida Ville Roy, 4896, Aparecida (Em frente à Femarh).


18, 19, e 20 de outubro (quinta, sexta e sábado)
VII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima / XX Feira de Ciências de Roraima

Contação de história e oficina de modelagem, com Tana Halú. Parque Anauá.

Oficina Literatura de cordel e as sextilhas da poesia popular, com Zanny Adairalba.Parque Anauá.

II Encontro dos Cordelistas em Roraima - Sábado, 16h - Forródromo do Parque Anauá.Lembra aqui como foi o primeiro.


26 de outubro (sexta)
Happy Hour Poético na livraria Saber, com muitos poetas e escritores convidados. A partir das 18h.


28 de outubro (domingo)
Exibição dos filmes do DIA 2012 (Dia Internacional da Animação) na Associação Grupo de Mães Anjos de Luz, Rua Austrália, 465, bairro Cauamé. A partir das 19h, com entrada franca.


29 de outubro (segunda)


Edgar Borges participa da mesa redonda "A internet como ferramenta  positiva na formaçaõ do leitor crítico", no XII Encontro Estadual de Incentivo à Leitura (Proler). Às 9h45, no Palácio da Cultura.

Exposição "ESPELHOS" no SESC Araxá (Macapá-Amapá)





Galera só reforçando o convite, dia 05 de outurbro, no SESC Araxá, vernissage da Exposição "ESPELHOS" espero ver vocês por lá -divulguem aos seus amigos, obrigado!
 


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bate-papo literário e leitura da obra de Cidinha da Silva


Circuito de Improvisão Livre




Estreia neste sábado a peça "A Linha Mágica"


Estreia neste sábado a peça "A Linha Mágica"
A equipe: Eric Nowinski, Simone Grande, Sean Taylor, Adriana Meirelles, André Vac, Beatriz Montone, Tomas Huszar, Naná Lavander, Gal Grumam, Regiane Moraes, Letícia Doretto e Beto Amorim...convidam todos pra curtir com a gente este começo de temporada! Vai aqui o convite para este final de semana

RJ promove Primavera dos Livros 2012




VI FESTIVAL DE POESIA DA PRIMAVERA DOS LIVROS DA LIBRE
Curadoria de Thereza Christina Rocque da Motta (Ibis Libris)

A Primavera dos Livros acontece de 27 a 30 de setembro de 2012 nos jardins do Palácio do Catete, na Rua do Catete, 154, Catete.


Programação 2012.

quinta-feira | dia 27 de SETEMBRO
Encontro Anual dos Professores
de Sala de Leitura e Bibliotecários
(Tenda dos Professores)

9h00 /10h00 Café de boas vindas e credenciamento dos participantes

10h00 / 10h40 Mesa de abertura
Claudia Costin, Secretária de Educação da Cidade do Rio de Janeiro,
Haroldo Ceravolo, presidente da LIBRE e
Magaly Cabral, diretora do Museu da República

10h40 / 12h00 P alestra: Roger Chartier
“Do livro à tela: ruptura, continuidade ou complementaridade?”

12h00 / 13h00 Intervalo para o almoço

13h00 / 15h00 Apresentação institucional da LIBRE
Com informações sobre a Primavera dos Livros, seguida de visita dos
participantes à exposição das editoras.

15h00 / 17h30 Salas temáticas
T enda dos Professores
Painel “Escolas de Leitores”

Arena
Formando leitores de literatura nos EDI

B iblioteca da Secretaria Municipal de Cultura
Formando leitores de literatura nos Ginásios Cariocas

Auditório do 2º andar
Formando leitores de literatura nas Casas de Alfabetização

Cinema
Exibição do DVD “A palavra conta”, do Movimento Por um Brasil
Literário, seguida de debate

Auditório II do 2º andar
Formando leitores de literatura Especiais

A uditório térreo
Formando leitores de literatura do 4º ao 6º anos

17h30 / 18h30 Tenda dos Professores
Espetáculo “Felinda” da Cia Carroça de Mamulengos

18h30 / 20h30 II Encontro disciplinar na Educação de Jovens e Adultos
Recepção e entrega dos vales livro para as escolas do PEJA

Mesa Redonda: “Educar para as diversidades, contra as
desigualdades – um diálogo entre as linguagens artísticas, línguas
estrangeiras e a educação física no PEJA”. Convidados: Solimar Silva,
Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFRJ, Aldo Victório Filho,
Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e
Rosa Malena, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do
Rio de Janeiro.

Arena
17h00 / 18h00 M arko Andrade com a banda Os Afrotupy
Promoção: Primavera nos Museus

Sexta-feira | dia 28 de setembro

A bertura Oficial da Primavera dos Livros
B iblioteca da Secretaria Municipal de Cultura

9h30m /10h00 Coffee break

11h00 A bertura Oficial
Homenagem a Millôr Fernandes: O melhor do Millôr - Leitura de
textos por atores com direção de Delson Antunes
Mesas Redondas

(Auditório do 2º andar)
17h00 / 18h00 Luiz Gonzaga Nordestinado: jovem aos 100 anos
Rildo Hora e Chico Salles
Mediação: Alvanísio Damasceno
Encerramento: show do Trio Chico Salles

19h00 / 20h00 Leitura: patrimônio pessoal
Roger Chartier e Affonso Romano de Sant’Anna
Mediação: Cláudia Nina

Atividades na Biblioteca da
S ecretaria Municipal de Cultura
15h00 / 16h00 A África é aqui: lendas afro-brasileiras

Júlio Emílio Braz o autor conversará sobre como essas histórias
estão entranhadas na cultura brasileira

17h00 / 19h00 R eunião do Plano Municipal do Livro e Leitura
Tema: cadeia produtiva do livro

T enda dos Professores
16h00 / 18h00 S eresta e Canções no Museu
Promoção: Primavera nos Museus

Lançamentos
13h00 / 14h30 Autêntica
O Segredo maior do mundo, Sayaru
15h00 / 16h30 Biruta
O Maior Mágico do Mundo, Luiz Antonio Aguiar
17h00 / 18h30 Biruta
Contos diminutos, Marilia Pirillo

sábado | dia 29 de setembro
MESAS REDONDAS
(Auditório do 2º andar)
11h30 / 12h30 Duas cariocas notáveis: Carmen Miranda e Leila Diniz
Ruy Castro e Mirian Goldenberg
Mediação: Valéria Martins

15h / 16h00 A Copa do Mundo é aqui!
Bernardo Buarque de Hollanda, Lucas Pedretti (FNT/Frente
Nacional de Torcedores) e Bob Faria
Mediação: Álvaro da Costa e Silva

A tividades na Biblioteca da
S ecretaria Municipal de Cultura

11h00 / 12h00 Lendo e divertindo o seu bebê da gestação
aos primeiros anos
Camila Perlingeiro
Mediação: Ninfa Parreiras

14h00 / 15h00 O livro e a leitura no orçamento das famílias brasileiras
Milena Duchiade – Livraria Leonardo da Vinci

15h00 / 16h00 Dois autores e suas imagens
Cadão Volpato e Guto Lins
Mediação: Lila Maia

17h00 / 18h00 Lira paulistana: poesia feminina de São Paulo
Beatriz Helena Ramos do Amaral e Eunice Arruda
Mediação: Lila Maia

19h00 / 20h00 C arlos Lessa: história de amor aos livros e ao Rio
Homenagem ao Patrono da Primavera dos Livros,
Carlos Lessa, Nireu Cavalcanti e Paulo Casé
Mediação: Haroldo Ceravolo (LIBRE)

T enda dos Professores
VII Encontro de Alunos do PEJA: “Educar para as
diversidades, contra as desigualdades”

9h00 / 10h00 C afé de boas vindas e credenciamento dos participantes
11h00 / 13h00 E spetáculo Marias do Brasil com o Teatro do Oprimido
13h00 / 14h00 I ntervalo musical com Rio Jazz Lapa
14h00 / 15h00 A presentação institucional da LIBRE
Com informações sobre a Primavera dos Livros, seguida de visita
dos participantes à exposição das editoras.

17h00 / 18h00 O Rio das UPPÊS e o Rio da Arte como
passaporte para a cidadania plena
Adair Rocha, Luiz Eduardo Soares, Eblin Farage
Mediação: Jailson de Souza

Arena

14h00 / 15h00 L eitura e bate papo com os autores
André Moura e Henrique Rodrigues
Oficina de ilustrações com Júlia Lima à partir dos trocadilhos do
livro Alho por alho, dente por dente (Memória Visual)

15h00 / 16h00 C ontação de história com Ana Jurkiewicz
Baseado no livro Feliz quase sempre de Antônio Prata e com
ilustrações de Laerte (Editora 34)

16h00 / 17h00 Cia de Dança Negra-Contemporânea
Promoção: Primavera nos Museus

18h00 / 20h30 6o Festival de Poesia da Primavera dos Livros
Curadoria Thereza Christina Rocque da Motta

Espaço Multimídia
(ao lado do Auditório do 2º andar)
17h00/ 18h00 A s irmãs Lispector em O Rio de Clarice no Museu
Promoção: Primavera nos Museus

Lançamentos
11h00 / 12h30 Terceiro Nome
O menino que só gostava de Carros, Ana Lima
13h00 / 14h30 Uni Duni
Gira, Gira: Recortando Ideias, com a presença da ilustradora do livro
Anielizabeth.
15h00 / 16h30 Biruta
Aqualtune, Ana Cristina Massa
17h00 / 18h30 Mar de Idéias
As Quatro Ecologias: Ambiental, Política e Social, Mental e Integral,
Leonardo Boff

Espaço Mundo Ovo
17h00 / 18h30 Lançamento do livro: Aventuras gastronômicas de uma mãe de
primeira viagem, de Patricia Smith.

domingo | dia 30 de setembro

Mesas Redondas
(Auditório do 2º andar)
11h30 / 12h30 Projeto Caravana de Escritores: Literatura e Artes
Plásticas – quando uma arte leva à outra
Elias Fajardo, Elvira Vigna e Cadão Volpato
Mediação: Luis Maffei

17h30 /18h30 Ficções do Rio
Marcelo Moutinho, Luiz Alfredo Garcia-Roza (a confimar)
e Vinicius Jatobá
Mediação: Celina Portocarrero

19h00 / 20h00 Nelson Sargento: a cara e a música do Rio
Nelson Sargento, Monarco, Carlos Monte e Daniela Spielmann
Mediação: Agenor de Oliveira

A tividades na Biblioteca da
S ecretaria Municipal de Cultura

11h45 / 12h45 Histórias de dois vovôs
Dois autores contam suas histórias sobre avós e todas as peripécias
que Sônia Travassos e Maurício Veneza

14h00 / 15h00 Terceira Idade – Alternativas para
uma sociedade em transição
Bate Papo com o Dr. Renato Veras - Diretor da UNATI - Universidade
Aberta da Terceira Idade

16h00 / 17h00 L iteratura e Verdade
Uma conversa com Elvira Vigna

19h00/ 20h00 Performances Poéticas
Claufe Rodrigues, Mônica Montone e Mano Melo

T enda dos Professores

16h00 / 17h00 R io: plataforma cultural: pavimentando a
contemporaneidade brasileira
Maria Juçá (Circo Voador), Heloísa Buarque de Hollanda(Poesia
Marginal), Luiz Antônio Mello (Rádio Fluminense/30 anos),
Marcia Bulcão (Blitz) e Leoni
Mediação: Claufe Rodrigues

Śrīmati Rādhārāṇī.




Śrīmati Rādhārāṇī.

Programação:

. Bhājana (música indiana ao vivo)
. Abhiṣeka (banho das Deidades)
. Palestra por Gopali Devi Dasi
. Kīrtana (cerimônia Hare Krishna)
. Prasāda (jantar vegetariano gratuito)

Todos estão mais do que convidados!

HARE KRISHNA!

Lançamento da Coleção Diferenças no Recife


Convite Ações educativas Coleção Diferenças! em RECIFE - PE

A Fundação Dorina Nowill para Cegos vai proporcionar programação cultural gratuita para professores e alunos a fim de apresentar a Coleção Diferenças! Uma coleção com cinco livros infantis impressos em fonte ampliada e braile que exploram o conceito “Ensinando a respeitar a diversidade”.

O objetivo é estimular a educação inclusiva e abo
rdar cada uma das deficiências: visual, física, auditiva, intelectual e múltipla, buscando uma reflexão e conscientização sobre o tema. Serão distribuidos 3 mil exemplares da Coleção Diferenças para cerca de 600 bibliotecas, escolas, prefeituras, secretarias e ONGs.

vagas: 100 lugares
local: Escola Oi Kabum! – Rua do Bom Jesus 147, Bairro do Recife

Inscrições:

Para participar os interessados deverão enviar mensagem ao endereço colecaodiferencaspernambuco@gmail.com
com o asunto “PARTICIPAÇÃO NA OFICINA PARA EDUCADORES” informando:
Nome, telefone, Instituição que representa, e falar brevemente sobre suas práticas educativas e em que sua participação no evento facilitará essas práticas.

Informações sobre o curriculo das oficinas e Dúvidas:
(81) 9211-6194 (produção Local)


6ª Primavera nos Museus




Tá chegando a Primavera e com ela um evento super florido:
6ª Primavera nos Museus

A 6ª Primavera dos Museus acontece em todo o Brasil entre os dias 24 e 30 de setembro. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm programação confirmada na temporada, que este ano traz como tema A Função Social dos Museus.

O Palco Fora Do Eixo lança hoje o Circuito de Festivais Cenários Possíveis!

Palco Fora Do Eixo lança hoje o Circuito de Festivais Cenários Possíveis!

Ele acontecerá em três regiões Sudeste, Sul e Norte contemplado cinco cidades: São Paulo, Belo Horizonte, Macapá, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Cenários Possíveis, é um projeto colaborativo de artes cênicas. A ideia é agregar em sua programação ações formativas como o Cabaré Fora do Eixo, mesas de debate, Pós TV , mostr

a de vídeos e editais de vivências e georeferencaimentos.

Potencializar os espaços para compôr uma cartografia das artes cênicas no Brasil por meio de um mapeamento de pontos ativos e necessidades da cadeia produtiva do teatro, dança e circo do país é um dos objetivos. O resultado será apresentado no Congresso Fora do Eixo 2012 com um mapa colaborativo que contempla a diversidade.

Financiado pelo Fora do Eixo Card, o projeto se torna sustentável por colocar em prática princípios da economia solidaria e coletiva. O Cenários Possíveis apresentará aos grupos e agentes participantes a moeda solidária como alternativa para gestão, capacitação e distribuição de recursos tangíveis e intangíveis.

Acesse o edital (http://bit.ly/O7XCES) faça sua inscrição (http://bit.ly/RdxmcU) !


* Ilustração por Grupo Trans-Entorno - Buenos Aires/ARG
(www.transentorno.com.ar)

Em Pirenópolis(GO): Encontro de Iniciativas Agroextrativistas no Cerrado


terça-feira, 18 de setembro de 2012

No ar o 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro


Programação completa disponível em:




Atenção cinéfilos: vai começar o Festival do Rio 2012



FESTIVAL DO RIO 2012

A 13ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO 2012 ACONTECE ENTRE 27 DE SETEMBRO E 11 DE OUTUBRO E JÁ TEM OS FILMES ANUNCIADOS

Lay the Favorite, de Stephen Frears (Créditos: Divulgação)
ENTRE 27/09/2012 E 11/10/2012
Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro já confirmou as datas de sua 13ª edição: entre 27 de setembro e 11 de outubro. Durante 15 dias, a cidade maravilhosa reúne o melhor do cinema contemporâneo com 400 filmes de mais de 60 países que são exibidos em 30 locais diferentes.

>> Festivais de cinema no Brasil em 2012
>> Estreias no cinema

Neste ano, a lista de convidados traz o ator Jeremy Irons, os diretores deA Pequena Miss Sunshine, Fernando Trueba, Leos Carax, Jonathan Dayton e Valerie Faris; e outros diretores como os portugueses Teresa Villaverde e João Pedro Rodrigues, e o britânico Roland Joffé, e a artista plástica Marina Abramovic, entre outros.  Os 400 filmes são divididos em mais de 20 mostras e a programação ainda traz workshops, seminários e palestras.  
O festival do Rio foi criado em 1999, resultado da fusão de dois eventos: o Rio Cine Festival e a Mostra Banco Nacional de Cinema. No ano passado foram premiados os filmes A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinicius Coimbra (Melhor Longa-Metragem de Ficção); As Canções, de Eduardo Coutinho (Melhor Longa-Metragem Documentário); eSudoeste, de Eduardo Nunes (Prêmio Especial do Júri).
Confira a lista de selecionados deste ano:
Mostra Competitiva

A Busca, com Wagner Moura e Mariana Lima
Ficção
>> A Busca (Father’s Chair), de Luciano Moura
>> A Coleção Invisível (The Invisible Collection), de Bernard Attal
>> A Floresta de Jonathas (Jonathas’ Forest), de Sérgio Andrade
>> Disparos (AE-AutoExposure), de Juliana Reis
>> Dores de Amores (Love Aches), de Raphael Vieira
>> Éden (Eden), de Bruno Safadi
>> Entre Vales (Between Valleys), de Philippe Barcinsky
>> Meu Pé de Laranja Lima (My Sweet Orange Tree), de Marcos Bernstein
>> O Gorila (The Gorilla), de José Eduardo Belmonte
>> O Som ao Redor (Neighbouring Sounds), de Kleber Mendonça Filho
>> Primeiro Dia de um Ano Qualquer (First Day, Any Year), de Domingos Oliveira
>> Uma História de Amor e Fúria (Rio 2096 a story of love and fury), de Luiz Bolognesi
Documentários
>> Coração do Brasil (Heart of Brasil), de Daniel Santiago
>> Dossiê Jango (Jango Report ), de Paulo Henrique Fontenelle
>> Hélio Oiticica (Hélio Oiticica), de César Oiticica Filho
>> Jards (Jards), de Eryk Rocha
>> Margaret Mee e a Flor da Lua (Margaret Mee and the Moonflower), de Malu de Martino
>> O Dia que Durou 21 Anos (The day that lasted 21 years), de Camilo Tavares
>> Ouvir o Rio: Um Escultura Sonora de Cildo Meireles (Listening to the River: a sound sculpture by Cildo Meireles), de Marcela Lordy
>> Rio anos 70 (Rio 70's), de Maurício Branco e Patrícia Faloppa
>> Satyrianas, 78 Horas em 78 Minutos (Satyrianas, 78 Hours in 78 minutes), de Daniel Gaggini, Fausto Noro e Otávio Pacheco
>> Sobral (Sobral), de Paula Fiuza
Mostra Novos Rumos

Augustas, com Juliano Cazarré e Caroline Abras
Ficção
>> Augustas (Augustas), de Francisco César Filho
>> Estado de Exceção (State of exception), de Juan Posada
>> Super Nada (Super Nothing), de Rubens Rewald
>> Eu Não Faço a Menor Ideia do que tô Fazendo com a Minha Vida, de Matheus Souza
Documentários
>>A Batalha do Passinho (Passinho Dance Off), de Emílio Domingos
>> Hysteria (Hysteria), de Evaldo Mocarzel e Ava Rocha
Hors Concours
Ficção
>> Chamada a Cobrar(Collect Call), de Anna Muylaert
>> Colegas (Buddies), de Marcelo Galvão
>> Infância Clandestina (Clandestine Childhood), de Benjamín Ávila (Argentina, Espanha, Brasil – 112');
>> Ritos de Passagem (Rites of Passage), de Chico Liberato
Documentários
>> A Mulher de Longe (The woman who came from afar), de Luiz Carlos Lacerda
>> Amazônia Eterna (Eternal Amazon), de Belisário Franca
>> Raça (Raça), de Joel Zito Araújo e Megan Mylan
Mostra Retratos

Jorge Mautner - O Filho do Holocausto
>> Cirandeiro (Cirandeiro), de Claudio Boeckel
>> Dalua Downhill (Dalua Downhill), de Rodrigo Pesavento, Fernanda Franke Krumel e Tiago de Castro
>> Dino Cazzola - Uma Filmografia de Brasília (Dino Cazzola - a filmography of Brazilia), de Andreas Prates e Cleisson Vidal
>> Jorge Mautner - O Filho do Holocausto (Jorge Mautner - The Son of The Holocaust), de Pedro Bial e Heitor D 'Allincourt
>> Os Irmãos Roberto (The Roberto Brothers), de Ivana Mendes e Tiago Arakilian
>> Sinais de Cinza, de Henrique Dantas
Mostra Musical

Siba - Nos Balés da Tormenta
>> MPB de Câmara, Canção Brasileira (MPB Chamber, The Brazilian Song), de Walter Lima
>> Partideiros (Partideiros), de Luis Guimarães de Castro
>> Pernambucanos (Pernambucanos), de Nilton Pereira de Melo
>> Siba - Nos Balés da Tormenta (Siba - a Poet Through the Storm), de Caio Jobim e Pablo Francischelli