quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vinhedo recebe exposição Brasil: Mosaico Cultural


Mostra retrata manifestações populares registradas como patrimônios culturais do Brasil e pode ser visitada de 5 de setembro a 7 de outubro
Memorial do Imigrante, em Vinhedo, realiza aexposição Brasil: Mosaico Cultural, no período de 5 de setembro a 7 de outubro, com entrada gratuita. O objetivo é mostrar à população um pouco sobre seis manifestações populares registradas como patrimônios culturais do Brasil.

Idealizado pela produtora cultural Ana Maria Xavier, tem a curadoria da antropóloga Maria Lúcia Monte. A exposição apresenta a história das festas: Círio de Nazaré – Belém do Pará; Cavalhadas de Pirenópolis – Goiás; Fandango Caiçara – Paraná e São Paulo; Jongo do Sudeste; Samba de Roda do Recôncavo Baiano e Tambor de Crioula da Ilha – Maranhão.

O Círio de Nazaré, uma das maiores peregrinações do mundo, atrai anualmente cerca de 2 milhões de pessoas. São romeiros, pagadores de promessa, moradores locais, turistas e paraenses. Em Goiás, a peculiaridade da festa do Divino de Pirenópolis é sua extraordinária riqueza e diversidade. O Fandango Caiçara, em São Paulo e Paraná, é compreendido como uma manifestação cultural popular brasileira, fortemente associada ao modo de vida caiçara, onde dança e música são indissociáveis de um contexto cultural mais amplo. O Jongo do Sudeste é uma herança africana muito antiga dos escravos de origem bantu, que consiste em uma dança acompanhada de canto e percussão e marcada pelo gesto “obsceno” dos dançarinos que se aproximavam uns dos outros tocando-se de leve no ventre. Para completar a exposição estão o Samba de Roda do Recôncavo e o Tambor de Crioula da Ilha.

Numa área de aproximadamente 100 metros quadrados dividida em seis módulos, sendo um módulo para cada uma das manifestações populares, e cada um deles composto de quatro biombos com imagens e textos e um painel multimídia com tela de LED de 40’, que transmitirá um documentário de 6 minutos. O projeto é realizado com apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, patrocínio da Scania e apoio institucional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. 

Serviço:

Exposição - Brasil: Mosaico Cultural
Local: Memorial do Imigrante. Av. dos Imigrantes, s/n, Portal – Vinhedo. (19) 3846-7100
Data: 5 de setembro a 7 de outubro
Horário: das 10 às 16 horas
Entrada: gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário