quarta-feira, 31 de outubro de 2012

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começa nesta quinta-feira

3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto começa nesta quinta-feira
‘1ª Mostra Panorama Zero 16’ apresenta espetáculos somente de grupos locais

Fotos Divulgação

“Camille e Rodin”, com o ator Leopoldo Pacheco, é um dos espetáculos convidados

A partir desta quinta-feira, 1º de novembro, até o próximo dia 18, Ribeirão Preto se transforma em um enorme palco, “respirando” teatro por todos os cantos, recebendo os oito espetáculos selecionados e ainda mais três convidados para o 3º Festival Nacional de Teatro da cidade.


Dando início ao evento, a partir desta quinta-feira até o dia 8, acontece a “1ª Mostra Panorama Zero 16”, com várias apresentações de grupos locais em espaços culturais alternativos, como Casa das Artes e A Coisa, realizada pelo Movimento Teatreiros da cidade.

No período de 9 a 18, acontecerão as apresentações dos espetáculos selecionados e também dos convidados, além de oficinas, debates e workshops com artistas renomados da área teatral do país.

O 3º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto é uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, juntamente com o Movimento Teatreiros de Ribeirão Preto, patrocínio da Vivo, por meio do programa cultural Vivo EnCena e Centro Universitário Moura Lacerda.

Nesta terceira edição, as apresentações acontecerão em vários espaços culturais da cidade, como Teatro Municipal, Teatro Minaz, Teatro do Sesi, Sesc, Theatro Pedro II e Centro Cultural Palace.

Para a secretária municipal da Cultura, Adriana Silva, chegar na 3ª edição com a participação de grupos de todo o Brasil, é um crescimento muito positivo para o Teatro de Ribeirão Preto. “Conseguir manter a sequência é uma vitória para a cidade. A Comissão Julgadora foi bastante criteriosa e, segundo eles, o resultado está à altura de festivais mais antigos no Brasil. Teremos três grandes espetáculos convidados, com apresentações sem bilheteria, e que viabilizarão a participação de todos”. Ainda segundo ela, além dos espetáculos, no período do festival, o debate sobre a arte “será contínuo e isso colabora com o fortalecimento do movimento teatreiros da cidade”.

Para o ator e diretor Flávio Racy, integrante do Movimento Teatreiros Ribeirão Preto, é importante o fato de que este ano o movimento teatral atua diretamente na conceituação e no planejamento do festival, em parceria com a Secretaria da Cultura. Ele também reconhece a importância do Festival tornar-se nacional, “possibilitando o encontro dos artistas e do público ribeirão-pretano com obras criadas em outros lugares e outras experiências”, observa o ator.

Segundo Racy, a ‘Mostra Panorama Zero 16’, é organizada diretamente pelo movimento teatral local. “Com o compromisso de continuar, como nas edições anteriores, mostrando para a cidade o que produzimos de arte em Ribeirão Preto”, completa.

O curador artístico do programa cultural Vivo EnCena, Expedito Araújo, acredita que estimular um projeto como este, inserindo também espetáculos convidados na programação “é viabilizar através do Festival ações inovadoras no âmbito das artes cênicas onde potencializam-se os intercâmbios entre artistas e organizações, sobretudo na cidade de Ribeirão Preto, polo de grupos e artistas com ações singulares, que cada vez mais ganham espaço, dadas as particularidades de suas expressões, na cena nacional”.


“Roda Gigante”, da Cia.Tertúlia, participa da Mostra Panorama, no dia 5

Espetáculos selecionados
– Cia. Eucasquatro (Santo André-SP): "Sobre Pedras e Flores - Uma Metáfora sobre o Amor", Circe (Piraçaí-SP): “Yaguaretéa, Cia. do Estômago Brasileira de Teatro (Ribeirão Preto-SP): “A.B.Ismo”, Fabiana Silva Martins (Ribeirão Preto-SP): “Alexandre Entre Xiquesxiques e Mandacarus”, Cortejo Teatro e Cia (Três Rios-RJ): “Uma História Oficial”, Cia. Andante (Itajaí-SC): “Espia Só! Teatro lambe-lambe, Quase9 Teatro (São José dos Campos-SP): “Encontro de Dois”, Coletivo de Artes Cênicas (Jacareí-SP): “Os Cavalos Refugam Perante o Abismo”.


Espetáculos convidados – Dois virão por intermédio do Programa Cultural Vivo EnCena: “Camille e Rodin” e o infantil “Meio Lá, Meio Cá”. O espetáculo “O Homem, A Besta e A Virtude”, com patrocínio da Pirelli, Pneuac e Campneus e com o apoio do ProAC, tem no seu elenco a atriz ribeirão-pretana Débora Duboc.

Todos os espetáculos são gratuitos e a retirada dos ingressos deve ser feita uma hora antes no local de cada apresentação. Mais informações no blog do festival: http://festivaldeteatroribeiraopreto.blogspot.com.br ou pelo fone (16) 3636-1206, nos ramais 226 e 230.


Serviço:

Programação da “Mostra Panorama Zero 16”
De 1º a 8/11:
Aqui o valor da entrada é: “Pague quanto quiser”, para quem puder colaborar.

Dia 01, às 20h: “Tentativas contra a vida dela” (Teatro de Riscos) – Auditório Barão de Mauá, Rua Chile, 845

Dia 02, às 17h: “Ninguém Taí” (Grupo Insônia) – Pq. Maurílio Biagi (próximo à Rodoviária)

Dia 02, às 20h: “Abra seus olhos” (Teatro dos Andarilhos) – TPC Sala Marcos Caruso, Rua Marcondes Salgado, 731

Dia 03, às 16h: “A Comadre Morte” (Cia. Boccaccione) – Espaço Profissional, – Rua Virgílio de Carvalho Neves Neto, 928

Dia 03, às 20h: “A Cadeira de Rodas” (Grupo TPC) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 04, às 16h: “Chapeuzinho Vermelho” (Os Profiçççionais) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 04, às 20h: “Dos pés feridos aos pés alados” (NIT) – Auditório Barão de Mauá, Rua Chile, 845

Dia 05, às 20h: “Roda Gigante” (Cia.Tertúlia) – Ribeirão em Cena, Rua Lafaiete, 1.084

Dia 06, às 20h: “Lesados” (Ribeirão em Cena) – Casa das Artes, Av. Caramuru, 1.516

Dia 07, às 20h: “Willi in propriedade” (Cia.A Dita Cuja) – Telhado Cultural, Rua Álvares Cabral, 469 – 6º andar

Dia 08, às 21h: Leitura de textos curtos – A Coisa, Rua Amador Bueno, 1.300


“Alexandre entre Xiquexiques e Mandacarus”, de Ribeirão Preto, um dos selecionados


http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=23202

Nenhum comentário:

Postar um comentário