quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

EXPOSIÇÃO MOVIE-SE - No Tempo da Animação no CCBB RJ

ATIVIDADES DO CCBB EDUCATIVO
EXPOSIÇÃO MOVIE-SE - No Tempo da Animação

A exposição MOVIE-SE - No Tempo da Animação está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, e até 07 de abril, conta a história da animação e do audiovisual ao longo dos tempos, apresentando as suas aproximações com as histórias em quadrinhos, os desenhos da televisão e as artes visuais.
Uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história, os autores e os personagens que encantaram gerações, influenciaram movimentos culturais e foram até usados como instrumentos de interesses políticos e econômicos.
Em diálogo com a exposição, o CCBB Educativo preparou diversas atividades para que o publico sinta-se convidado a entrar na atmosfera da animação e artes visuais de todos os tempos. Contação de história, visita mediada para crianças a partir de 3 anos, laboratórios, musicando, bisbilhoteca. O repertório mergulha na magia e no encantamento da arte mostrada nos quadrinhos e na TV.
Todas as atividades são gratuitas. É preciso chegar 30 minutos antes para pegar senhas. O CCBB Educativo funciona no primeiro andar do prédio - conta com 28 educadores que trabalham de terça a domingo, de 10h às 19h.
A exposição Movie-se– No Tempo da Animação está em cartaz de terça a domingo, das 09h às 21h. Entra franca. Encerramento no dia 07 de abril.
EM CANTOS E CONTOS
Família e Crianças acima de 5 anos
Sábado e Domingo – 17h
Quanta besteira o mundo tem
Alguns heróis são valentes, invencíveis e possuem forças mágicas, por isso são chamados de super - heróis. Porém, existem aqueles que são distraídos, tolos e ingênuos, são os anti - heróis que ao revelarem suas fragilidades são mais parecidos com todos nós. "João Bobo" é um desses. Com sua boa vontade e seu jeito atrapalhado não consegue fazer nada que sua mãe manda. Em Quanta besteira o mundo tem, um homem passa por situações inusitadas provocadas pelas nossas tolices de cada dia.
Educadora: Martha Soares
E assim, também, é a vida...
Esta contação trás duas histórias: O teatro de sombras de Ofélia, onde uma senhora descobre como esta arte pode libertá-la da solidão e O pato, a morte e a tulipa que mostra como uma visita indesejada pode revelar boas surpresas. O repertório retrata a vida com beleza e poesia.
Na exposição Movie-se os visitantes vão assistir aos filmes Procissão das Sombras, 1999 de William Kentridge e As Aventuras do Príncipe Achmed, 1926 de Lotte Reiniger.
Educadora: Nívea Santana
Histórias do outro lado do mundo
No repertório dois contos populares chineses: Ploft é um ruído assustador que amedronta todos os bichos de uma floresta, causando uma grande confusão. Em O Homem de Açúcar, acontecimentos fantásticos e surpreendentes definem a vida de dois irmãos muito diferentes.
Educadora: Fernanda Paixão.
Imagina sonho
Contação de histórias inspirada nos livros da autora norte americana Audrey Wood, que traz à tona uma atmosfera fantástica e de sonhos. Em Uma Casa Sonolenta, onde todos viviam dormindo, a narração é cumulativa e a todo momento mais um personagem se junta nesta soneca coletiva. Já na Bruxa Salomé um feitiço vai transformando as crianças em iguarias para o almoço da feiticeira.
Educadora: Clara Santhana.


PEQUENAS MÃOS
Crianças de 3 a 6 anos
Sábado e Domingo – 15h (inicio 16 de fevereiro)
De olho na tela – Visita Mediada especifica para essa faixa etária
Um boneco vai ser o mestre de cerimônias desta visita, craindo um link com assuntos da exposição: imagem em movimento e dar vida a seres inanimados. Os educadores vão levar para a galeria uma maleta com surpresas: objetos relacionais como o talmatrópio e flipbook.
A visita termina em um Laboratório. Na sala ambientada com imagens de personagens de desenhos animados e uma grande tela de tecido ao fundo, será realizado esta atividade. As crianças vão criar o rosto do seu personagem, semelhante a algum que tenha visto na exposição ou não. Este rosto primeiro servirá como máscara, e depois será transformado em personagem de um teatro de sombras coletivo. As apresentações serão filmada e o laboratório terminará com todos “de olho na tela”, assistindo a imagem de seus personagens ganhando movimento.
BISBILHOTECA
Sábado e Domingo – 16h
Travessias
A partir de temas como expedição na floresta, mergulho no fundo do mar e viagem espacial, os participantes deverão desvendar pistas que liguem alguns livros da sala infanto juvenil da biblioteca do CCBB traçando diversos trajetos formados por linhas coloridas. Em seguida, através de imagens e texturas, livros sensoriais serão construídos a partir das histórias lidas durante o percurso.

MUSICANDO
A partir de 5 anos
Sábado e Domingo – 13h
Partituras animadas
Aquecimento: No programa Movi Maker a equipe do CCBB Educativo criou curtas animados com imagens de instrumentos. Quando os instrumentos aparece os visitantes devem responder fazendo um movimento com o corpo ou tocando um instrumento.
No segundo momento é exibido um trecho do desenho animado Fantasia do Walt Disney sem som e os visitantes vão criar uma trilha sonora para esta cena.
Último momento – os educadores vão gravar a trilha composta pelos participantes da atividade e executá-la em sincronia com a animação.
LABORATÓRIO DE ABERTO
A partir de 5 anos
De Sábado a Domingo9h ás 18h
Contos de Areia
Quais as formas de animar uma narrativa? Desde o tempo das cavernas, o homem percebeu que os seus desenhos iluminados pelo fogo poderiam ganhar movimento. No laboratório Contos de Areia utilizando areia colorida sobre uma mesa de luz, o visitante poderá criar imagens que logo serão transformadas em outras e em outras mais, como o fluxo dos pensamentos que vai se modificando a todo instante, como os desenhos na beira do mar.
VISITAS MEDIADAS A EXPOSIÇÃO
A partir de 5 anos
De Terça e Domingo 13h, 15h e 17h

Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário