quarta-feira, 10 de julho de 2013

MAM-BA apresenta exposições que estabelecem diálogos com a cidade

Imagem inline 1
Almandrade - escultura - "sente-se"  - (cadeira com elástico)

MAM-BA apresenta exposições que estabelecem diálogos com a cidade

reúnem obras de artistas como
Sante Scaldaferri, Almandrade, e Tarsila do Amaral
O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) abre na quinta-feira, 20, duas novas exposições, que estabelecem um diálogo entre a história e o contexto atual da Bahia: enquanto Esquizópolis se debruça sobre a dupla centralidade das cidades e como isto recai sobre os vários aspectos culturais, Tupy Todos os Dias retorna às propostas artísticas de Juarez Paraíso, tecendo ambiência, urbanidade, arte e cultura popular em um tecido que busca endereçar a relação entre arte e cotidiano.
Tupy Todos os Dias será a segunda exposição a integrar o projeto A Sala do Diretor – que possibilita ao público e à comunidade artística utilizar do espaço de trabalho da direção, como mais um território para a pesquisa e diferentes formas de ocupação artística – e conta com trabalhos de diferentes gerações de artistas, que dialogam com a aproximação entre a arte e o ambiente, natural ou mental, de cada um. Sante Scaldaferri e Almandrade são apenas alguns entre os dez selecionados para este recorte – e que figurarão ao lado da pintura “O Touro – Boi na floresta”, da modernista Tarsila do Amaral, parte do acervo do museu, que volta a ser exibida no MAM-BA.
Esquizópolis, por sua vez, reúne os premiados dos Salões de Artes Visuais da Bahia de 2012, combinando suas obras a um recorte do acervo do MAM-BA que possui, como proposta curatorial, o empreendimento de uma análise crítica sobre o processo de desenvolvimento urbano e humano das cidades, compondo um diálogo com outros espaços, colocando o museu à disposição do público fora do Solar do Unhão. A exposição é resultado da parceria entre o Museu de Arte Moderna da Bahia e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Atualmente, o MAM-BA está trabalhando de acordo com uma proposta de externalização de projetos, possibilitando a realização de eventos ligados ao museu em espaços externos a ele. Neste sentido, parte da exposição Esquizópolis acontecerá no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra.
A mostra segue em cartaz até 1º de setembro. No MAM-BA, a visitação acontece de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Já no Museu Náutico, a exposição pode ser vista de terça a domingo, de 8h30 às 19 horas; e durante o mês de julho, a visitação pode ser feita todos os dias da semana.

Serviço:

Mostra Esquizópolis
Visitação no MAM-BA: de 21 de junho a 1º de setembro, terça a sexta, das 13 às 19 horas; sábado, domingo e feriados, 14 às 19 horas.
Visitação no Museu Náutico: 21 de junho a 1º de setembro, terça a domingo, das 8h30 às 19 horas; durante o mês de julho, a visitação pode ser feita durante todos os dias da semana.
Onde: Galeria 3 e Capela | MAM-BA; Museu Náutico da Bahia | Farol da Barra

Mostra Tupy Todos os Dias
Abertura: 20 de junho, às 19h
Visitação: de 21 de junho a 30 de agosto, terça a sexta, das 14h às 18h
Onde: Sala do Diretor | MAM-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário