quinta-feira, 28 de agosto de 2014

I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais em Pirenópolis



Vem aí o I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais. A cidade de Pirenópolis (GO), também conhecida como “Piri”, vai receber turistas de vários estados, inclusive, estrangeiros. Os visitantes terão belezas naturais, apresentações musicais, feiras de artesanatos, gastronomia e literatura. 


A cidade de Pirenópolis (GO) recebe, de 25 a 31 de agosto, o I Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais, um evento que reúne, além de diversos estados brasileiros, representantes de cinco países para celebrar a cultura. Cerca de 10 mil visitantes são esperados e, ao longo de uma semana, terão acesso gratuito a shows, desfiles e apresentações folclóricas de grupos nacionais e estrangeiros.
"Piri", como é apelidada por quem a visita, está localizada a 120 quilômetros de Goiânia e a 140 quilômetros de Brasília. A cidade é histórica e atrai um fluxo intenso de visitantes: cerca de 20 mil por mês, segundo a secretaria de turismo local. Cachoeiras, parques, roteiros de aventura e ecoturismo estão entre seus principais atrativos. A valorização da cultura, no entanto, é um movimento que vem ganhando espaço na região - e o festival tende a reforçar.
Entre as atrações estão a primeira mostra de documentários culturais premiados no Brasil, oficinas de dança, teatro e música, um espaço lúdico para crianças e palestras sobre empreendedorismo e economia criativa.
Fonte:

Rreunião com mestres e lideranças carimbozeiras de Curuçá/PA



A Campanha do Carimbó promove reunião com mestres e lideranças carimbozeiras de Curuçá neste sábado, 30 de agosto, para discutir os preparativos do grande Ato de Celebração pelo Registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro, a acontecer em Belém no dia 11 de setembro próximo.

A reunião acontecerá na Vila de Boa Vista, comunidade rural desse município, sendo preparada pelo grupo local.

As comunidades e grupos irão discutir com a coordenação da Campanha os detalhes da logística, divulgação e programação do evento, que deverá reunir centenas de carimbozeiros de todo o Estado do Pará.

Na ocasião será apresentada também o projeto do Festival de Carimbó de Curuçá 2014.



às 09:00      


Vila de Boa Vista, Curuçá - PA


https://www.facebook.com/events/347381845427693/?ref_newsfeed_story_type=regular

Lounge Poético Edição Orgulho em Brasília/DF




A próxima edição do Lounge Poético será em apoio a uma das maiores manifestações pelos direitos humanos do Distrito Federal, a Parada do Orgulho LGBTS que está em sua 17a. edição. No evento contaremos com uma linda exposição fotográfica homoerótica de Sérgio Costa Vicent, a participação do escritor Roberto Muniz Dias e leituras de textos dos autores Ítalo Damasceno, Gladstone Menezes, performances de Vanderlei Costa, entre outras atrações.
Como sempre, nosso palco estará aberto às expressões artísticas de tema livre, sem prévia inscrição... é só chegar e esperar seu coração dizer a hora de poetizar 
Artistas da cidade em apoio ao amor e à liberdade!
Compareçam! Divulguem! Amem!
SERVIÇO:
Lounge Poético: edição Orgulho
Data: 2 de setembro
Horário: 20h
Local: Balaio Café - 201 Asa Norte

fonte:
https://www.facebook.com/loungepoetico/photos/a.472537812883295.1073741829.470666959737047/480786395391770/?type=1&theater

Sarau Poetas Compulsivos em Nova Iguaçu/RJ




Dia 06 de setembro vai rolar mais uma edição do Sarau Poetas Compulsivos, com muitos convidados e pocket shows.

Você é nosso convidado(a)!!!

Praça de Morro Agudo



Artesãos de Saberes Tradicionais: Rodas de Conversa no SESC SP

Artesãos-de-Saberes-Tradicionais


Conversa com os artesãos e especialistas convidados para explorar o “mundo artesal”, abordando sua história de vida, seus processos de criação, produção. 

     * Dia16/09: Rendeiras de Divina Pastora (SE) e São Sebastião de Umbuzeiro (PB).

     * Dia 18/09: Rendas de Bilro de Ilha Grande (PI) e renda em bainha de Teresina (PI).

     * Dia 23/09: Bordadeiras de de Entre Montes (AL) e de Alagoa Nova (PB).

     * Dia 25/09: Rendeiras de Marechal Deodoro (AL) e Ilha do Ferro (AL).


Sala de Múltiplo Uso I
.

FICA-ITINERANTE 2014 em Alto Paraíso(GO)



Nesta sexta e sábado tem Cinema na Praça do Artesão (CAT)
Alto Paraíso de Goiás recebe o FICA Itinerante.
Exibição de obras audiovisuais de longa, média e curta metragens
premiadas na edição atual do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica),
Confiram as sinopses das obras e prestigiem.

-Wind (Alemanha)
Direção: Robert Löbel / Duração: 3 min. / Gênero: Animação
“WIND” [Vento] é um curta de animação sobre a vida cotidiana em um país com muito vento. WIND é um curta animado sobre a vida cotidiana de pessoas em uma área de muito vento que parecerem indefesas expostas ao clima. No entanto, os habitantes aprenderam a lidar com suas condições de vida difíceis. O vento cria um sistema natural para viver.

-AINDA QUE SE MOVAM OS TRENS (Even If the Trains Get to Move, BRASIL-GO)
Direção: Marcela Borela, Henrique Borela e Vinicius Berger.
Duração: 9min53seg. / Gênero: Ficção.
No cinema, ainda que as coisas se movam, ainda que os corpos se movam, existe alguém que vê e ouve imóvel. Das relações entre trabalho e morte, das perguntas sobre os sentidos e os espaços, a hipótese de Hilda: “Prá onde vão os trens, meu pai? Para Mahal Tami, Cam rí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também prá lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.”

-O MENINO E O MUNDO (The Boy and the World, BRASIL-SP)
Direção: Alê Abreu. / Duração: 1h20min. / Gênero: Animação.
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

-The Carbon Crooks (The Carbon Crooks, Dinamarca)
Direção: Tom Heinemann / Duração: 57 min. / Gênero: Documentário
O primeiro crédito de carbono da União Europeia foi colocado a venda em 2005. A ideia era que a venda de carbono reduzisse as emissões de CO2 e, assim, reduziriam o aquecimento global. Mas o sistema entrou em colapso e ao contrário, a Dinamarca se tornou o centro de uma das fraudes de mais rápido crescimento do mundo. Especialistas e a Europol estimaram que o tesouro europeu perdeu algo em torno de 10 bilhões de euros para hackers e fraudadores de impostos de todo o mundo. O sistema do crédito de carbono entrou em colapso – e os preços caíram em 90%. Nunca foi tão barato poluir do que hoje e as emissões de carbono nunca estiveram tão altas na história da humanidade.

-VIAGEM NA CHUVA (Journey in the Rain, BRAZIL-GO)
Direção: Wesley Rodrigues. / Duração: 13min59seg. / Gênero: Animação.
A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vai, ficam as lembranças.

-Metamorphosen (Alemanha)
Direção: Sebastian Mez / Duração: 84 min. / Gênero: Documentário
Situado em algum lugar no meio do nada na região sul de Ural na Rússia, o filme conta a história de pessoas que vivem em um dos pontos mais radioativos da terra. Esta região, desconhecida pelo grande público, foi irradiada repetidamente por diferentes acidentes da usina nuclear “Mayak”, a primeira fábrica para a produção de material físsil para armas nucleares da União Soviética, que ainda está em operação. Mais do que um filme investigativo, os diretores tentam encontrar uma tradução cinematográfica para um perigo que não é perceptível visualmente e também capturar a força das pessoas.

-Ekspeditionen til verdens Ende (Expedition to the End of the World, Dinamarca)
Direção: Daniel Dencik / Duração: 90 min / Gênero: Documentário
Um filme de aventura verdadeira – para o século 21. Em uma escuna de três mastros repleta de artistas, cientistas e ambições dignas de Noé ou Columbus, partimos para o fim do mundo: os maciços que derretem-se rapidamente no nordeste da Groenlândia. Uma jornada épica onde os bravos marinheiros a bordo enfrentam pesadelos com ursos polares, playgrounds da Idade da Pedra e espécies desconhecidas. Mas em seus encontros com essas novas e desconhecidas partes do mundo a equipe de cientistas e artistas confrontaram também as questões existenciais da vida.

Cultura é Cidadania - Façamos nossa parte.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Lançamento da Marcha das Mulheres Negras 2015 em I!tapecerica da Serra(SP)

Ruratur - Feira de Turismo Rural



Estratégias e potencialidades do turismo rural são temas de debate Ruraltur, que será em setembro e completa 10 anos integrando os estados do Nordeste. A partir de 2015, evento abrangerá outras regiões do país. http://goo.gl/jRWW0S

XI Kipupa Malunguinho - Coco na Mata do Catucá



XI Kipupa Malunguinho - Coco na Mata do Catucá
INFORMAçÕES GERAIS:

Mais um ano vamos celebrar juntos a força da memória do Reis Malunguinho na Jurema Sagrada. O Nosso herói negro/índio pernambucano tem nos abençoado muito com tantas lutas vencidas a nosso favor, afinal a luta em prol do Povo da Jurema é nossa e precisamos somar e agregar mais. Nosso nono ano de atividade coletiva é motivo de orgulho para as comunidades tradicionais de terreiro, pois com muita luta, estamos conseguindo (mesmo que com todas as dificuldades óbvias) desmarginalizar a Jurema de seu processo histórico de exclusão no campo da pesquisa acadêmica e por conseqüência no campo da mentalidade das demais religiões, pessoas etc. Tudo isso com a força sagrada da Jurema, que nos dá forças para prosseguirmos nesta estrada de muita luta e alegrias, de trabalho e empoderamento de nosso povo.

Atrações artísticas:

Lançamento do CD – Sobô Nirê – “Meu Labor da Mata” com toadas de Malunguinho cantadas por diversos artistas:

Shows:
Bojo da Macaíba
Bongar Grupo
Karynna Spinelli
Chinelo de Iaiá
Lucas Dos Prazeres
Coco Dos Pretos

As homenagens do Prêmio “Mourão Que Não Bambeia” pelos seus grandes feitos pela Jurema vão para:

Mãe Biu do Terreiro Xambá Nação Xambá – Comemorando seu centenário
Mãe Eugênia Chang
Mestra Mãe Biu de Alhandra
Professor Dr. Sandro Guimarães de Salles
Mãe Leonildes de Sibamba
Mãe Beatriz de Malunguinho
Pajé da tribo Pankará
Mãe Marinalva do Xambá

Contamos com a participação de todas e todos para juntos fazermos o maior encontro de juremeiros e juremeiras nas matas sagradas do antigo quilombo do Catucá.

Para entender tudo sobre o Kipupa, leiam o texto do pesquisador Alexandre L’Omi L’Odò em seu blog:
http://alexandrelomilodo.blogspot.com.br/2011/09/o-que-significa-kipupa-malunguinho.html

INFORMAçÕES sobre o evento (leiam tudo para não terem dúvidas):

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

6ª Semana do Folclore Serra da Mesa(Uruaçu/GO)

Posse do Escritor Pedro César Batista na Academia de Letras do Brasil/DF


A Presidente Fundadora Vitalícia Executiva da Academia de Letras do Brasil-Distrito Federal /ALB/DF, Escritora Imortal Vânia Moreira Diniz, tem a grata satisfação de convidá-lo e sua Excelentíssima Família para a Sessão Solene de Comemoração do 4º aniversário de sua fundação, Posse de novos Membros Efetivos, Outorga de Títulos Honorários, Beneméritos, Honoris Causa,Causas imortais, Certificação no Núcleo Jovem de Letras e Artes da ALB-DF e Homenagem Póstuma aos Acadêmioc da Acadeima Brasileira de Letras, falecidos recentemente, partir das 19.00 às 21.30,hs. do dia 19 de agosto de 2014.




Local: PARLAMUNDI-SGAS Q. 915, LOTES 75/76, AUDITÓRIO AUTRAGÉSILO ATHAIDE - BRASÍLIA - DF.
POSSE DOS MEMBROS EFETIVOS:
ESCRITOR IMORTAL
ISOLDA MARINHO
LÍLIA DINIZ
LUCY AFONSO
PEDRO CÉSAR BATISTA
ROBERTO KLOTZ

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

IV Passeio Ciclístico do Bonito-GO(7/9/14)




INFORMAÇÕES GERAIS

1.Percurso: Posto Paranã (Via 06, ao lado do Colégio Sérgio Fayad, em Formosa/GO) até a sede da Associação do Bonito (zona rural do Distrito do Bezerra-Formosa/GO). 

2. Distância: 50 km.

3. Horário de concentração: 7h da manhã (Posto Paranã).

4. Horário de saída: 7h30 da manhã.

5. Inscrição:
a. Valor: R$ 20,00 (vinte reais).
b. Pagamento nas lojas dos parceiros credenciados (veja item abaixo)
c. Os ciclistas inscritos receberão pulseira de identificação e lacre para a bicicleta.

6. As inscrições devem ser feitas em Formosa/GO em uma das lojas parceiras do passeio ciclístico:

BICICLO NUNES - CANAÃ BIKE - MIRO BIKES - MUNDO DO CICLISMO - RODRIGUES BICICLETAS - SPORT BIKE - TIÃO MONARK

7. Os participantes inscritos farão jus a:
a. Um ponto de hidratação com água mineral na BR- 020.
b. Café da manhã em ponto de apoio no Bezerra.
c. Sorteio de brindes.
e. Veículo de segurança.
f. Ônibus de retorno a Formosa (Posto Paranã).
g. medalha de honra ao mérito (para os cem primeiros ciclistas inscritos), desde que cumprido integralmente o percurso do passeio.

8. Todos os ciclistas inscritos devem assinar o Termo de Responsabilidade constante da Ficha de Inscrição do 4º Passeio Ciclístico do Bonito, sendo que os menores de 18 anos de idade somente poderão participar com autorização do respectivo responsável legal.

9. Segurança dos participantes: todos devem usar capacete e demais acessórios obrigatórios para a prática do ciclismo, zelando pela sua segurança pessoal e dos demais participantes do passeio ciclístico e atendendo as orientações dos organizadores do evento.

O 4º Passeio Ciclístico do Bonito é uma realização da Associação do Bonito e seus Parceiros Associados, fazendo parte da programação do VII ENCONTRO DO BONITO-GO DE CULTURAS POPULARES.


fonte:
https://www.facebook.com/pedaldobonito/photos/a.594651677253626.1073741826.594648027253991/779924638726328/?type=1&theater

Banca de Poetas no VII Encontro do Bonito-GO de Culturas Populares



A Banca de Poetas, que tem como idealizador e diretor o poeta-ator José Garcia Caianno, estará nos dias 5, 6 e 7 de setembro no Encontro do Bonito-GO de Culturas Populares com um estande sui generis em mais uma edição para Troca de Livros e, também, realizando performances com o Teatro Literário.

O VII Encontro do Bonito de Culturas Populares acontece na zona rural do Distrito de Bezerra, município de Formosa/Goiás.

Seminário sobre Cultura e Favela será atração nas unidades da Zona Leste das Fábricas de Cultura



Conhecido como Feijão, Washington Rimas, 38 anos, nascido e criado numa favela do Rio de Janeiro, contará sua história de superação e ingresso no Grupo Cultural AfroReggae, onde atuou como mediador de conflitos e produtor cultural. 
As Fábricas de Cultura de Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes, presentes na Zona Leste de São Paulo - unidades do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo – apresentarão um seminário mediado por Washington Rimas - que é ator, produtor cultural e ex-integrante do Grupo Cultural AfroReggae - falará sobre cultura, favela e um pouco sobre sua história de superação.

Nascido e criado em Acari, favela da Zona Norte do Rio de Janeiro, Washington Rimas, mais conhecido como Feijão, se envolveu com tráfico de drogas aos 13 anos de idade e chegou a comandar este mercado em Acari. Aos 30 anos foi preso e condenado pelo envolvimento com o contrabando. Em 2007, deixou a prisão, onde pagou pelos seus erros e recebeu a oportunidade de integrar o Grupo Cultural AfroReggae, onde além de produtor cultural, mediou conflitos até o ano de 2014. Também foi um dos coordenadores do Centro Cultural Wali Salomão, em Vigário Geral, atuando no projeto Empregabilidade, uma iniciativa que tem como objetivo inserir e reinserir pessoas egressas do sistema penal ao mercado de trabalho.

Além de sua atuação em projetos culturais, Washington também participou como ator em produções audiovisuais, como o filme de ficção “5x Favela”, produzido e coordenado por Cacá Diegues, com pré-estreia mundial no Festival de Cannes na França e como protagonista no curta-metragem “Faces da Violência”, exibido na Noruega, e participação no teatro na peça “Urucubaca”.

Rimas também participou de fóruns internacionais como palestrante e debatedor, entre 2010 e 2013, nas edições latino-americanas no Fórum Econômico Mundial e no Fórum de Inovação Social de Portugal.

Com foco sobre a cultura e a favela, Washington Rimas realizará seminários em todas as unidades da Zona Leste das Fábricas de Cultura em Agosto. Os primeiros seminários acontecerão no dia 6, quarta-feira, nas Fábricas de Vila Curuçá, às 10h e na Fábrica de Itaim Paulista às 14h. No dia seguinte, a Fábrica Parque Belém recebe o seminário na Fábrica de Cultura Parque Belém a partir das 10h e, para finalizar o ciclo de apresentações, Washington realiza seminário no dia 8, quinta-feira, à partir das 10h na unidade de Sapopemba e às 14h na unidade Cidade Tiradentes.

Todos os seminários serão gratuitos e terão 2 horas de duração. A faixa etária é livre para todos os públicos e serão distribuídos gratuitamente 290 ingressos na recepção das Fábricas de Cultura uma hora antes das apresentações.


SERVIÇO

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 06 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Endereço: Rua Pedra Dourada nº65 (Jd.Robru)
Tel: (11) 2016-3316
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h
Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 06 de agosto
Horário: das 14h às 16h
Endereço: Av. Estudantes da China, nº500
Tel: 2025-1991
Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 21h
Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Parque Belém
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 07 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Endereço: Av. Celso Garcia, nº 2.231 - Portaria 1 ou Rua Nelson Cruz - Portaria 2, na altura do nº 2.200 da Av. Celso Garcia 
Tel: (11) 26183447