quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FICA-ITINERANTE 2014 em Alto Paraíso(GO)



Nesta sexta e sábado tem Cinema na Praça do Artesão (CAT)
Alto Paraíso de Goiás recebe o FICA Itinerante.
Exibição de obras audiovisuais de longa, média e curta metragens
premiadas na edição atual do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica),
Confiram as sinopses das obras e prestigiem.

-Wind (Alemanha)
Direção: Robert Löbel / Duração: 3 min. / Gênero: Animação
“WIND” [Vento] é um curta de animação sobre a vida cotidiana em um país com muito vento. WIND é um curta animado sobre a vida cotidiana de pessoas em uma área de muito vento que parecerem indefesas expostas ao clima. No entanto, os habitantes aprenderam a lidar com suas condições de vida difíceis. O vento cria um sistema natural para viver.

-AINDA QUE SE MOVAM OS TRENS (Even If the Trains Get to Move, BRASIL-GO)
Direção: Marcela Borela, Henrique Borela e Vinicius Berger.
Duração: 9min53seg. / Gênero: Ficção.
No cinema, ainda que as coisas se movam, ainda que os corpos se movam, existe alguém que vê e ouve imóvel. Das relações entre trabalho e morte, das perguntas sobre os sentidos e os espaços, a hipótese de Hilda: “Prá onde vão os trens, meu pai? Para Mahal Tami, Cam rí, espaços no mapa, e depois o pai ria: também prá lugar algum meu filho, tu podes ir e ainda que se mova o trem tu não te moves de ti.”

-O MENINO E O MUNDO (The Boy and the World, BRASIL-SP)
Direção: Alê Abreu. / Duração: 1h20min. / Gênero: Animação.
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

-The Carbon Crooks (The Carbon Crooks, Dinamarca)
Direção: Tom Heinemann / Duração: 57 min. / Gênero: Documentário
O primeiro crédito de carbono da União Europeia foi colocado a venda em 2005. A ideia era que a venda de carbono reduzisse as emissões de CO2 e, assim, reduziriam o aquecimento global. Mas o sistema entrou em colapso e ao contrário, a Dinamarca se tornou o centro de uma das fraudes de mais rápido crescimento do mundo. Especialistas e a Europol estimaram que o tesouro europeu perdeu algo em torno de 10 bilhões de euros para hackers e fraudadores de impostos de todo o mundo. O sistema do crédito de carbono entrou em colapso – e os preços caíram em 90%. Nunca foi tão barato poluir do que hoje e as emissões de carbono nunca estiveram tão altas na história da humanidade.

-VIAGEM NA CHUVA (Journey in the Rain, BRAZIL-GO)
Direção: Wesley Rodrigues. / Duração: 13min59seg. / Gênero: Animação.
A chuva assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vai, ficam as lembranças.

-Metamorphosen (Alemanha)
Direção: Sebastian Mez / Duração: 84 min. / Gênero: Documentário
Situado em algum lugar no meio do nada na região sul de Ural na Rússia, o filme conta a história de pessoas que vivem em um dos pontos mais radioativos da terra. Esta região, desconhecida pelo grande público, foi irradiada repetidamente por diferentes acidentes da usina nuclear “Mayak”, a primeira fábrica para a produção de material físsil para armas nucleares da União Soviética, que ainda está em operação. Mais do que um filme investigativo, os diretores tentam encontrar uma tradução cinematográfica para um perigo que não é perceptível visualmente e também capturar a força das pessoas.

-Ekspeditionen til verdens Ende (Expedition to the End of the World, Dinamarca)
Direção: Daniel Dencik / Duração: 90 min / Gênero: Documentário
Um filme de aventura verdadeira – para o século 21. Em uma escuna de três mastros repleta de artistas, cientistas e ambições dignas de Noé ou Columbus, partimos para o fim do mundo: os maciços que derretem-se rapidamente no nordeste da Groenlândia. Uma jornada épica onde os bravos marinheiros a bordo enfrentam pesadelos com ursos polares, playgrounds da Idade da Pedra e espécies desconhecidas. Mas em seus encontros com essas novas e desconhecidas partes do mundo a equipe de cientistas e artistas confrontaram também as questões existenciais da vida.

Cultura é Cidadania - Façamos nossa parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário