segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Seminário sobre Cultura e Favela será atração nas unidades da Zona Leste das Fábricas de Cultura



Conhecido como Feijão, Washington Rimas, 38 anos, nascido e criado numa favela do Rio de Janeiro, contará sua história de superação e ingresso no Grupo Cultural AfroReggae, onde atuou como mediador de conflitos e produtor cultural. 
As Fábricas de Cultura de Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes, presentes na Zona Leste de São Paulo - unidades do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado de São Paulo – apresentarão um seminário mediado por Washington Rimas - que é ator, produtor cultural e ex-integrante do Grupo Cultural AfroReggae - falará sobre cultura, favela e um pouco sobre sua história de superação.

Nascido e criado em Acari, favela da Zona Norte do Rio de Janeiro, Washington Rimas, mais conhecido como Feijão, se envolveu com tráfico de drogas aos 13 anos de idade e chegou a comandar este mercado em Acari. Aos 30 anos foi preso e condenado pelo envolvimento com o contrabando. Em 2007, deixou a prisão, onde pagou pelos seus erros e recebeu a oportunidade de integrar o Grupo Cultural AfroReggae, onde além de produtor cultural, mediou conflitos até o ano de 2014. Também foi um dos coordenadores do Centro Cultural Wali Salomão, em Vigário Geral, atuando no projeto Empregabilidade, uma iniciativa que tem como objetivo inserir e reinserir pessoas egressas do sistema penal ao mercado de trabalho.

Além de sua atuação em projetos culturais, Washington também participou como ator em produções audiovisuais, como o filme de ficção “5x Favela”, produzido e coordenado por Cacá Diegues, com pré-estreia mundial no Festival de Cannes na França e como protagonista no curta-metragem “Faces da Violência”, exibido na Noruega, e participação no teatro na peça “Urucubaca”.

Rimas também participou de fóruns internacionais como palestrante e debatedor, entre 2010 e 2013, nas edições latino-americanas no Fórum Econômico Mundial e no Fórum de Inovação Social de Portugal.

Com foco sobre a cultura e a favela, Washington Rimas realizará seminários em todas as unidades da Zona Leste das Fábricas de Cultura em Agosto. Os primeiros seminários acontecerão no dia 6, quarta-feira, nas Fábricas de Vila Curuçá, às 10h e na Fábrica de Itaim Paulista às 14h. No dia seguinte, a Fábrica Parque Belém recebe o seminário na Fábrica de Cultura Parque Belém a partir das 10h e, para finalizar o ciclo de apresentações, Washington realiza seminário no dia 8, quinta-feira, à partir das 10h na unidade de Sapopemba e às 14h na unidade Cidade Tiradentes.

Todos os seminários serão gratuitos e terão 2 horas de duração. A faixa etária é livre para todos os públicos e serão distribuídos gratuitamente 290 ingressos na recepção das Fábricas de Cultura uma hora antes das apresentações.


SERVIÇO

Fábrica de Cultura Vila Curuçá
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 06 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Endereço: Rua Pedra Dourada nº65 (Jd.Robru)
Tel: (11) 2016-3316
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 21h
Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Itaim Paulista
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 06 de agosto
Horário: das 14h às 16h
Endereço: Av. Estudantes da China, nº500
Tel: 2025-1991
Horário de funcionamento: terça a sexta das 10h às 21h
Sábados das 10h00 às 21h00 e Domingos das 10h00 às 17h00

Fábrica de Cultura Parque Belém
Seminário sobre “Cultura e Favela” com Washington Rimas
Dia: 07 de agosto
Horário: das 10h às 12h
Endereço: Av. Celso Garcia, nº 2.231 - Portaria 1 ou Rua Nelson Cruz - Portaria 2, na altura do nº 2.200 da Av. Celso Garcia 
Tel: (11) 26183447 

Nenhum comentário:

Postar um comentário