terça-feira, 13 de março de 2012

Bahia celebra "As Festas de Yemanjá e do Bonfim nos Desenhos" de Carybé - até 25/03

O Museu de Arte da Bahia celebra o artista que mais retratou o cotidiano, as festas, a religiosidade da terra que o acolheu: Carybé:

As Festas de Yemanjá e do Bonfim nos Desenhos de Carybé

Carybé nasceu na Argentina e chegou ao Brasil nos anos 1920, ficando conhecido por retratar uma miscigenação das Américas. Suas obras estão expostas em diversos lugares do mundo e do Brasil, desde o Aeroporto Internacional de Miami à Assembleia Legislativa da Bahia. Faleceu em 1997, em Salvador, onde trabalhou e morou grande parte da sua vida.

A exposição As Festas de Yemanjá e do Bonfim nos Desenhos de Carybé traz desenhos a nanquim feitos pelo artista nos anos 1950, alguns dos primeiros trabalhos realizados por ele ao chegar à capital baiana, a pedido do então secretário de Educação Anísio Teixeira. Nos 62 desenhos, estão representadas estas duas que são das mais tradicionais festas populares de rua da Bahia: a de Yemanjá e a Lavagem do Bonfim. 


As festas de Iemanjá e do Bonfim são o tema da nova exposição do Museu de Arte da Bahia (MAB), que reúne desenhos de Carybé datados de 1950. A mostra “As Festas de Iemanjá e do Bonfim nos Desenhos de Carybé” revela parte do precioso acervo do mais antigo museu do estado, localizado no Corredor da Vitória, em Salvador, e oferece ao visitante a oportunidade de conhecer, ou rever, os primeiros trabalhos realizados pelo celebrado artista. O público poderá conferir, até o dia 25 de março, desenhos em nanquim sobre essas que são, até os dias de hoje, duas das mais tradicionais festas populares da capital baiana. A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h30 às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário