Alcinea é jornalista-blogueira-indep
"Por sua atuação na campanha de 2006, foi processada mais de 20 vezes por José Sarney. A cada ano, ela recebe uma notificação da Justiça que deixaria a maioria dos brasileiros com dor de estômago, suor frio, tremedeira. É a dívida de Alcinéa com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB): segundo ela, mais de R$ 2 milhões, com juros e multas. E aumentando", revelou em reportagem de 2009 à Revista Época.
Mas, Alcinea é, no fundo, no fundo, pura poesia. Inventou o Movimento Poesia na Boca da Noite que agrega declamadores e poetas das mais diferentes idades e estilos, a esparramar poesias por praças, ruas, escolas de Macapá, principalmente. O que é um ato de heroísmo, numa cidade em que poucos lêem.
O poeta amapaense Paulo de Tarso Barros assim a felicita: "obrigado por vc usar o seu talento para produzir poemas,estampar rosas, disseminar afeto e ternura neste pedaço da Amazônia – e daqui espalhar pelo mundo a poesia que vem do espírito imortal do seu pai Alcy Araújo."
Alcinea lançará o seu "Paisagem Antiga" na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 17/08. Nesse livro, Alcinea nos re-vela, poeticamente, a Macapá de "antigamente", aquela do tempo dos meus pais(ainda meninos, jovens).... (e um resquício da minha infância, porque não dizer - ainda bebê, criança...):
"Quero de volta
a paisagem antiga da minha rua
com minha casa de venezianas cor de rosa,
minha mãe no alpendre
bordando flores nos lençóis
e minha avó rezando o terço.
Quero de volta
a paisagem antiga da minha rua
só pra sonhar de novo
os sonhos que sonhei na infância
cheia de fadas, princesas,
e varinha de condão."
A generosa Alcinea Cavalcante( juntamente com o jornalista Rostan Martins) já visitou nossa Barca das Letras em Macapá e levou seus livros para doar pras nossas comunidades ribeirinhas. Eu mesmo a recebi, no meio de tantos livros... um orgulho, pra mim... Levei seus(agora nossos) livros correndo lá pro Rio Macacoari, na esquina com o Rio Amazonas... e estão lá, pendurados no "Varal" poético, em meio à "Estrela Azul"!!!
Que orgulho pra literatura amapaense!!!
Que lindeza!!!
Grato pelo convite querida Alcinea!!!
Jonas Banhos
barcadasletras.blogspot.co
mochileirotuxaua.blogspot.
P.S.: Leia a íntegra da reportagem feita por Eliane Brum em http://
Nenhum comentário:
Postar um comentário