quarta-feira, 25 de julho de 2012

I Encontro da Juventude Terena




HÁNAITI  HO’ ÚNEVO TÊRENOE
(GRANDE ASSEMBLEIA DO POVO TERENA)
I ENCONTRO DA JUVENTUDE TERENA
HÁNAITI HO’ÚNEVOHIKO INÁMATI XÂNE TÊRENOE

I ENCONTRO DA JUVENTUDE TERENA - HÁNAITI HO’ÚNEVOHIKO INÁMATI XÂNE TÊRENOE, terá como tema “Despertar da juventude indígena terena”(Iyúkeovohiko isóneuhiko kali kopénotihiko têrenoe), a ser realizada nos dias 27 a 29 de julho de 2012, na Aldeia Bananal, T.I. Taunay/Ipegue, Município de Aquidauana-MS.

PROGRAMAÇÃO 
Dia 27 – Sexta-feira
17:00 hs – Credenciamento
19:00 hs – Abertura: Apresentação cultural e mesa das lideranças

Dia 28 – Sábado
07:00 hs – Café da manhã
8:00 hs – Mesa I: Histórico do Povo Terena na fala de seus anciãos
9:00 – 10:30 hs – Mesa II: Despertar da Juventude Terena
10:30 – Perguntas/debates
11:30 – Encaminhamentos
12:00 – Almoço
13:30 – 15:30 hs: Grupos de Trabalho
GT 1. Reflexões sobre os direitos da juventude indígena.
GT 2. Educação, Cultura e Identidade
GT 3. Saúde da Juventude indígena: questões relacionadas a alcoolismo, drogas e gravidez na adolescência.
GT 4. O jovem indígena na política: questões de cidadania e democracia participativa.  
15:45 hs: Apresentação das propostas
17:00 hs – Encaminhamentos
18:00 – Janta
19:30 hs – Noite Cultural
Competição de dança tradicional
Cinema Kopénoti

Dia 29 – Domingo
7:00 hs – Café da manhã
8:00 hs – Organização da juventude indígena
Experiência dos jovens da Aty Guasu Guarani/Kaiowá
Experiência de outros povos indígenas.
Encaminhamentos
Documento do evento
Avaliação
12:00 hs – Almoço
Grupos de Trabalhos:
GT 1. Reflexões sobre os direitos da juventude indígena.
Relatores iniciais: Luiz Henrique Eloy Amado, Simone Eloy Amado, Marcelo Ribeiro Coelho, Elvisclei Polidório, Izaltino Demêncio.
Objetivos:
Conscientizar os jovens de seus direitos;
- Tratar do direito territorial da comunidade;
GT 2. Educação, Cultura e Identidade
Relatores iniciais: Dalila Luiz, Nilza Leite Antonio, Elinéia Paes Jordão.
Objetivos:
- Criar a autonomia própria dentro da educação quando se refere
à Escola Indígena diferenciada, intercultural e bilíngüe;
- Incentivar a valorização da língua indígena mostrando a sua importância, para
preservar a sua identidade;
- Valorizar os conhecimentos dos anciões das nossas comunidades locais;
GT 3. Saúde da Juventude indígena: questões relacionadas a alcoolismo, drogas e gravidez na adolescência.
Relatores iniciais: Zuleica Tiago, Rose Mariano, Cezar Francelino Fialho, Pedro Luiz Gomes.
Objetivo:...
GT 4. O jovem indígena na política: questões de cidadania e democracia participativa
Relatores iniciais: Otoniel Ricardo, Dionédson Cândido, Valdevino Gonçalves, Célio Francelino Fialho, Miguel Jordão, Alice dos Santos Mendes, Joilson Sobrinho Valério.
Objetivos:
- Fomentar a participação dos jovens nesta questão política e cidadania ;
- Mostrar os lados positivos como funcionam a politica nas esferas municipais, estaduais e federais;
- Incentivar a importância dos jovens a participar e questionar a politica dentro da sua comunidade.


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