sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Guerreiros Guarani realizam ritual no Museu do Índio (RJ)

Guardiões Guarani apresentam o ritual xamânico Xondaro, no próximo final de semana (19 e 20 de janeiro), às 17h, no Museu do Índio, no Rio de Janeiro. Participam do ritual 18 integrantes da aldeia Sapucay, da Terra Indígena de Bracuí, localizada em Angra dos Reis (RJ).

O Xondaro, que será apresentado pela primeira vez fora da aldeia, é uma mistura de luta, dança e canto. Entre os objetivos do ritual está o de desenvolver o equilíbrio e a saúde do corpo. Os Guarani irão saudar o ano de 2013, mostrando a sua força e vitalidade espirituais.

O público vai poder conhecer o princípio filosófico e a prática do Xondaro, que prepara os integrantes da comunidade Guarani para a caça, a pesca e várias outras atividades que integram o cotidiano da aldeia.

60 anos do MI

O evento Xondaro marca o início das comemorações de aniversário do Museu do Índio, que completa 60 anos, em 2013. A instituição foi fundada em 19 de abril de 1953 pelo então responsável pela Seção de Estudos do Serviço de Proteção ao Índio (SPI e atual Funai), o antropólogo Darcy Ribeiro.

De lá prá cá, o Museu do Índio desenvolveu inúmeros projetos junto à comunidade indígena brasileira. Embora tenha passado por muitas transformações ao longo dos anos, a instituição construiu sua trajetória sempre baseada na filosofia de proteger e salvaguardar a cultura indígena do país, trabalhando, primordialmente, em parceria com os índios.

Evento Xondaro - Mbya Guarani

Data: 19 e 20 de janeiro, às 17h
Local: Museu do Índio – Rua das Palmeiras, 55 – Botafogo/ RJ
Entrada franca
Informações: (21) 3214 8705 Fonte: Comunicação Social/ Museu do Índio

http://www.funai.gov.br/ultimas/noticias/2013/01_jan/20130117_07.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário