quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mazagão Velho comemora 243 anos de luta e resistência afrocultural no Amapá

Tio Pedro e Dona Joaquina Jacarandá, soltando versos na roda de Marabaixo
foto:  Jonas Banhos

Mazagão Velho chega aos 243 anos e comemora com solenidades religiosa, afrocultural popular, cívica e militar. A programação iniciou no domingo (20), com shows e apresentações artísticas no balneário às margens do Rio Mutuacá.


A Vila de Mazagão Velho fica a 70 quilômetros da capital, Macapá, e foi fundada em 23 de janeiro de 1770, por um certo rei-invasor português. A Vila formou-se quando, à época do Brasil Colonial, uma cidade toda foi "transplantada" da África para a nossa Amazônia, com aproximadamente 160 famílias, em sua grande maioria de negros escravizados, trazidos à força do Marrocos, depois de uma breve parada na cidade de Belém do Pará. 
Festividade do Divino Espírito Santo 2011
foto: Jonas Banhos

São 243 anos de resistência afrocultural de um povo guerreiro, festeiro, alegre e muito religioso. Por lá durante o ano todo são realizadas diversas festividades em honra ao Divino Espírito Santo, São Tiago, Nossa Senhora da Piedade, São Gonçalo e muitos outros santos, mantendo-se a tradição herdada dos antepassados que são repassadas de geração em geração pelos mais velhos, como Dona Barriga, Dona Odacina, Tio Jorge, Dona Joaquina Jacarandá, figuras históricas da comunidade. E tudo aos sons dos tambores a ecoar nas rodas de Marabaixo, Batuque e Sairé que se ouve por todos os cantos, ruas, praças, casas, portos da mais que bicentenária Vila de Mazagão Velho, sempre regadas à mais que tradicional gengibirra(gengibre+abacaxi+cachaça) e caldo quente servidos à vontade e gratuitamente a todos os participantes.

Tive o prazer de participar de algumas festividades nos últimos anos, cujos registros fotográficos estão disponíveis no link abaixo:

https://picasaweb.google.com/109053905427079196611/FestaDoDivinoEspiritoSantoComunidadeMazagaoVelhoAmapa

Então, viva Mazagão Velho, cultura viva do Brasil!!!

Jonas Banhos (face)
jonasbanhosap@gmail.com
 23/01/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário