sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Exposição fotográfica Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?,


Quem ainda não conferiu a exposição fotográfica Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?, em cartaz na Galeria Solar Ferrão, tem até o próximo domingo, 09 de dezembro, para visitar e conhecer a história de vida de algumas mulheres do país africano. A exposição é fruto de um concurso anual de fotografia promovido pelo Banco Espírito Santo Angola e World Press Photo (WPP), e conta com o apoio da Unesco e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, através da sua Diretoria de Museus.
Produzida a partir do olhar de oito fotógrafos angolanos (Armando Carmo, Osvaldo Paulo, Carlos Araújo, Jaime Sebastião, Anacleto Próspero, Maaike Smulders, Pedro Paulo e Waldney Oliveira), com o objetivo de destacar mulheres que vem contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Angola, a mostra é composta por 34 cubos retroiluminados com fotos e histórias de angolanas das mais diversas classes sociais, entre elas, ministras, médicas, professoras, donas de casa e ambulantes.
A igualdade de gênero é um direito humano básico e o fortalecimento da mulher, sem dúvida, é um caminho mais curto para a redução da pobreza e o crescimento da sustentabilidade. Ao expor as histórias de vida de uma pequena parcela da população feminina de Angola, a mostra demonstra que a mulher vem ocupando um papel fundamental na criação de riqueza e na liderança de comunidades e tem atuado em campos de chefia e direção, tanto a nível empresarial como em cargos governamentais.
Aos 91 anos, Arminda Faria foi uma das mulheres escolhidas para compor a exposição. “Sempre me preocupei com a injustiça social. Quando eu tinha cerca de 20 anos, conheci camaradas como o Agostinho Neto e decidi juntar-me à luta. Após a independência, coordenei a Organização de Mulheres Angolanas (OMA). Uma mulher precisa trabalhar para ser independente e poder cuidar da sua família. Nunca parei de aprender”, afirma.
Serviço:
O que: Exposição Mulher Angolana – Ao Encontro do Desenvolvimento Sustentável?
Onde: Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, 45, Pelourinho.
Quando: Visitação: até 09 de dezembro, terça a sexta, 12h às 18h, fins de semana e feriados, 12h às 17h.
Gratuito

http://www.cultura.ba.gov.br/2012/12/05/ultimos-dias-para-visitar-a-exposicao-%E2%80%9Cmulher-angolana%E2%80%9D-na-galeria-solar-ferrao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário