sábado, 8 de dezembro de 2012

Exposição "O Design da Favela"

Todos nós, apaixonados pelo Rio e pelos cariocas, sabemos que a criatividade é um dos pilares do nosso estilo de vida. Por isso, o #RioEuTeAmo foi visitar a fantástica exposição “O Design da Favela”, que reúne inventos e inventores das comunidades do Rio. Também batemos um papo com um dos curadores, Ricardo Saint-Clair, que contou pra gente como foi todo esse processo.
Se pararmos pra pensar, o design vem sempre associado a uma imagem de consumo, alta cultura e tecnologia. Batendo perna e de porta em porta, os curadores quebraram esse mito, desvendando verdadeiras pérolas dentro de 15 comunidades do Rio. Frutos da necessidade e abrilhantadas por uma criatividade ímpar – que o carioca tem de sobra –, obras incríveis estão lá expostas, umas mais legais que as outras. Partes de pneus integram mesas, pufes e uma churrasqueira; sapatos velhos se transformam em charmosos vasos de planta; paralelepípedos viraram toy art; um barril de chope virou máquina de torrar amendoim. E nesse surpreendente movimento de transformação criativa, Ricardo completa: “consideramos o design um processo natural e evolutivo do homem transformando o meio em que vive, seja criando ferramentas, resolvendo problemas, ou construindo seu presente e futuro”.
Quando o assunto é garrafa PET, um show à parte: elas se mostram em diversas formas, fazendo as vezes de luminárias, cortinas, plantas decorativas e até tijolos. O material evoca um dos principais objetivos da exposição, promover a integração do design informal com o formal, sendo economicamente rentável, além de ampliar os horizontes da estética e do design nas favelas.
E se tratando de cidade maravilhosa, não há quem não abra um sorriso e o coração: “Somos apaixonados e orgulhosos do humor e otimismo carioca em relação as suas dificuldades e limitações. Quem já visitou a exposição encontrou um panorama colorido, leve e divertido, que é um recorte direto dessa alma do Rio”, explica um dos curadores.
Gostou? Então corra, a exposição só rola até o dia 20 de dezembro. O Centro Carioca de Design fica na Praça Tiradentes, no Centro. A entrada é gratuita, de segunda a sábado, das 11h às 20h.

http://rioeuteamo.net/site/index.php?f=colunistas&s=96&t=null

Nenhum comentário:

Postar um comentário