quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Exposição sobre Luiz Gonzaga chega ao RJ

Museu Nacional de Belas Artes recebe exposição que homenageia o Rei do Baião
O Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura, abriu a exposição “O Imaginário do Rei – Visões sobre o universo de Luiz Gonzaga” no dia 17 de dezembro, no Rio de Janeiro.

A mostra reúne trabalhos de artistas de todas as regiões do País retratando o Rei do Baião. Como faz parte das comemorações dos 75 anos de criação do Museu, até o final do mês de dezembro a entrada é franca.

Um dos maiores nomes da música brasileira, Luiz Gonzaga completaria 100 anos nesta quinta-feira (13). O legado do cantor perdura até os dias de hoje. Gonzagão morreu em agosto de 1989, aos 76 anos. É autor de sucessos como “Asa Branca”, “Baião de Dois” e “Qui Nem Jiló”.

O Imaginário do Rei
A exposição “O Imaginário do Rei – Visões Sobre o Universo de Luiz Gonzaga”, tem curadoria de Bené Fonteles. Trata-se de uma homenagem coletiva de artistas de todas as regiões do País dentro das comemorações do Ano de Luiz Gonzaga.
Contém peças que contam a rica e diversificada iconografia da vida e obra do artista. Reúne fotografias históricas e raras dele, livros, CD’s e quatro filmes – Viva São João! de Andrucha Waddington, O Milagre de santa Luzia de Sergio Roizenblitz, O Homem que Engarrafava Nuvens de Lírio Ferreira e Luiz Gonzaga – A Luz dos Sertões de Rose Maria – que serão exibidos na exposição, além das obras de arte criadas, algumas especialmente, para a mostra com técnicas diferentes e linguagens de expressão.

O público poderá conferir o trabalho dos gravadores em xilogravura do Ceará como Francisco de Almeida, João Pedro do Juazeiro, Francorli & Carmem, José Lourenço, Arievaldo Viana e Cícero Lourenço, do gravador paraibano José Altino, além dos escultores em madeira como DIN e Cícero Arraes, de Juazeiro do Norte, da cearense Liara Leite com esculturas em cerâmica e as roupas de Seu Expedito Seleiro de Nova Olinda que fazia as indumentárias de couro para os shows de Gonzagão e do estilista mineiro Ronaldo Fraga.

Serviço
Visitação: A mostra será exibida até o dia 24 de fevereiro de 2013, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, de 12h até 17h. A entrada é gratuita até o final do mês de dezembro.
Endereço: Av. Rio Branco, 199 – Centro (Cinelândia), Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2219-8474

(Texto: Pablo Rodrigo / ASCOM- MinC)

http://www.cultura.gov.br/site/2012/12/13/exposicao-sobre-luiz-gonzaga-chega-ao-rj/

Nenhum comentário:

Postar um comentário